layout

Layout mobile ou responsivo: qual usar em seu site

Saiba mais sobre as diferenças e vantagens de usar o layout mobile e o responsivo para melhorar a experiência do usuário.

Com o mundo usando a internet ada vez mais em dispositivos móveis, todos os sites tiveram que adaptar seu layout para caberem em telas menores. Principalmente os e-commerces.

As compras feitas por esses dispositivos aumentam a cada ano e, de 2020 pra cá, percebeu-se que não é uma moda passageira e, com isso, surgiu a necessidade de entregar a melhor experiência do usuário para esse público.

Mesmo com esse crescimento, quem não acompanhou o comportamento do usuário acabou ficando para trás.

E, se você ainda não atualizou o layout do seu site para esse novo mundo, nós vamos te mostrar agora o que deve fazer.

O é layout mobile e responsivo?

Sabe quando você está deitado no sofá, olhando as redes sociais pelo celular e clica para entrar em algum site de compras? O layout de como o site aparece para você foi feito especialmente para que a sua experiência, usando um dispositivo móvel.

Primeiramente, você deve saber que existem dois tipos de layout capazes de se adaptar para esses dispositivos:

Layout Mobile

Esse tipo de layout é especificamente planejado para dispositivos móveis. Ou seja, ele não é uma adaptação do site padrão, mas sim criado do zero com foco na experiência que o usuário terá em um dispositivo móvel.

Isso acontece devida grande variedade de telas que permitem o acesso à internet. Então, é desenvolvido um site com um código e estrutura de informações, imagens e menus próprios. Dessa forma, quando o usuário acessa o site, ele identifica o tipo de dispositivo. Se for mobile, ele redireciona para o subdomínio criado para o layout mobile.

Layout responsivo

Esse tipo de layout é desenvolvido para se adequar automaticamente aos diferentes tipos e tamanhos de telas disponíveis. Ou seja, um site com layout responsivo é capaz de se adaptar a qualquer tela caso o espaço seja reduzido.

Diferente o layout mobile, que precisa de um subdomínio, no responsivo, a mesma página é adaptada para os vários tamanhos de tela.

Diferenças entre eles

Apesar de parecerem semelhantes, existem algumas diferenças entre os dois layouts que você deve prestar atenção.

PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS: Como falamos lá no início, o mundo está migrando para os dispositivos móveis. Sendo assim, no mobile é possível focar mais nesse público.

INVESTIMENTO: O layout responsivo tem um investimento menor, já que usa o mesmo código do site padrão. Já o mobile, por precisar ser criado do zero e com um subdomínio, exige mais investimento. Além disso, você precisará de uma equipe especializada para prepará-lo.

GOOGLE: Ele entende que os layouts responsivos são melhores que os mobiles por serem mais leves e com carregamento mais rápido. Sendo assim, passou a priorizar esse tipo de site.

Vantagens de cada um

As vantagens de usar cada um dos layouts são várias. Por isso, vamos listar o que cada layout traz de benefício se você o usar.

MOBILE:

Uma das principais vantagens do layout mobile é ser estruturado pensando na necessidade de quem utiliza um dispositivo móvel.

Outra vantagem é a velocidade de carregamento do mobile. Por ser um site com subdomínio e desenvolvido sob medida, não sobrecarrega a internet e o processamento do aparelho por onde é acessado. Além disso, a experiencia do usuário é aprimorada.

Sendo assim, o layout mobile ajuda no aumento das conversões e colabora para um maior tempo de permanência no site.

RESPONSIVO:

Primeiramente, por ser adaptado do site padrão de desktop, tem um baixo custo de produção, se comparado com o mobile. Além disso, pode ser adaptado para diferentes modelos e tamanhos de tela, sem precisar criar um subdomínio ou site do zero. Ou seja, é mais fácil criar um site com layout responsivo do que com um mobile.

Outra vantagem é a de que, um layout responsivo, aumenta as chances do seu site ser compartilhado nas redes sociais. Ou seja, a facilidade que ele oferece em poder ser usado em qualquer formato de tela, garante uma boa experiência para o usuário em qualquer dispositivo que ele usar.

Qual layout usar no seu negócio

Agora que você já sabe tudo sobre os layouts, deve estar se perguntando: qual é o melhor para o meu negócio?

Em primeiro lugar, você deve levar em conta o seu valor de investimento. Se você não tiver muito orçamento, o layout responsivo é mais interessante e menos trabalhoso.

Além disso, você deve pensar no seu público e onde ele se encontra. Se for um público mais jovem e que utiliza muito o smartphone para realizar qualquer ação online, o layout mobile é mais interessante.

Qualquer que seja o caso, é interessante testar os layouts e, principalmente, garantir que seus usuários tenham uma experiência excelente em qualquer dispositivo que usarem.

Por fim, você entendeu que precisa acompanhar a evolução que o mundo digital vive todos os dias. E isso inclui adaptar o seu site padrão para dispositivos móveis, sendo ele com layout mobile ou responsivo.

Lembre-se que os dois tem sua importância para melhorar a experiência do usuário e que pode ser preciso reformular o site da sua empresa para obter melhores resultados em vendas.