Saiba mais sobre essa rede social que está dando o que falar e aprenda como usá-la.
2021 começou com o surgimento de uma nova rede social. O Clubhouse, ainda em fase de testes, se tornou muito popular nas últimas semanas e já atraiu mais de 2 milhões de usuários.
Por isso, se você estava alienado nos últimos dias ou ainda tem duvida sobre como esse app funciona, leia esse blog até o final.
O que é o Clubhouse?
Primeiramente, o Clubhouse é uma rede social criada por Paul Davidson e Rohan Seth. O app foi lançado em março de 2020 nos EUA e, por enquanto, só está disponível para sistema iOS.
A intenção dos dois era criar uma rede social apenas com áudios, sem fotos e vídeos, com o objetivo de reunir pessoas para conversar sobre diversos temas como marketing, tecnologia e atualidades, por exemplo.
Para criar uma conta no Clubhouse, é preciso receber um convite de alguém que já use a rede social. Sendo assim, o app é exclusivo e os convites são limitados.
Como funciona
A plataforma é formada por clubes e salas onde os participantes só podem se comunicar por áudio. Além disso, as conversas ocorrem sempre ao vivo e cada sala possui os “speakers” e os “listeners”
- SPEAKERS: usuários que podem falar durante a conferência.
- LISTENERS: usuários que são os ouvintes da conversa.
Ou seja, o app permite criar grupos ou eventos para discutir temas específicos que são sugeridos a partir dos tópicos de interesse selecionados pelo usuário ao criar um perfil na rede social. Desse modo, o anfitrião abre uma sala e compartilha o que quiser com quem estiver lá.
Além disso, é possível criar uma bio, seguir amigos e sugerir salas.
COMO CRIAR A SUA SALA DE CONVERSA
Todo usuário do Clubhouse pode entrar em grupos e participar, falando, de uma discussão, desde que o anfitrião permita.
Também é possível criar salas abertas onde qualquer usuário pode acessar ou com pessoas que você segue, por exemplo. Além disso, é possível iniciar um grupo privado apenas com amigos selecionados.
É possível, ainda, que o anfitrião agende conversar no calendário disponível no app. Ele permite criar um nome para o evento, descrição, adicionar co-host, data e hora.
Nessa mesma área, o usuário verifica outras conversas que estão programadas e pode ativar as notificações para não as perder.
Como entrar no Clubhouse
Se você tentou entrar no Clubhouse e não teve sucesso, pode ser por dois motivos:
- O seu sistema é Android e o app ainda não está disponível para ele, como falamos acima;
- Você não recebeu um convite de algum usuário para participar.
Veja como conseguir um convite:
- Instale o Clubhouse: Drop-in audio chat (desenvolvedor: Alpha Exploration Co.) no seu smartphone;
- Insira o número do seu celular e coloque o código de quatro dígitos que chegará por SMS;
- Defina o seu nick (usuário);
- Aguarde até que um conhecido, que tenha o seu número, autorize o envio de um convite.
Depois disso, você receberá um SMS e, automaticamente, terá o acesso ao Clubhouse liberado.
Também é possível entrar em uma lista de espera para ser convidado.
Agora, se você já está na rede social e deseja enviar um convite, basta clicar no ícone de carta na parte de cima do app, selecionar o contato e enviar a permissão por SMS.
Sobre os smarphones Android: os fundadores já disseram que, futuramente, querem disponibilizar o programa para todos os sistemas.
Curiosidades
O estouro do app aconteceu quando Elon Musk, CEO da Tesla, entrou em uma sala para falar sobre Marte, o Covid-19, vacinação e conversar com Vlad Tenev, CEO da Robinhood. A sala reuniu milhares de pessoas e deu visibilidade para a rede social.
E por falar em visibilidade, o aplicativo chamou muito a atenção de famosos como Oprah Winfrey, Terry Crews, Anitta, Jared Leto, Drake, Ashton Kutcher, já que permite a interação com fãs em canais de discussão.
Enfim, você aprendeu um pouco mais sobre a nova rede social que está fazendo muito sucesso no momento.
Viu que o Clubhouse é parecido com um podcast ao vivo e sem edições e permite que você entre em grupos com temas do seu interesse.