Clubhouse

Clubhouse: conheça a nova rede social

Saiba mais sobre essa rede social que está dando o que falar e aprenda como usá-la.     

2021 começou com o surgimento de uma nova rede social. O Clubhouse, ainda em fase de testes, se tornou muito popular nas últimas semanas e já atraiu mais de 2 milhões de usuários.

Por isso, se você estava alienado nos últimos dias ou ainda tem duvida sobre como esse app funciona, leia esse blog até o final.

O que é o Clubhouse?

Primeiramente, o Clubhouse é uma rede social criada por Paul Davidson e Rohan Seth. O app foi lançado em março de 2020 nos EUA e, por enquanto, só está disponível para sistema iOS.

A intenção dos dois era criar uma rede social apenas com áudios, sem fotos e vídeos, com o objetivo de reunir pessoas para conversar sobre diversos temas como marketing, tecnologia e atualidades, por exemplo.

Para criar uma conta no Clubhouse, é preciso receber um convite de alguém que já use a rede social. Sendo assim, o app é exclusivo e os convites são limitados.

Como funciona

A plataforma é formada por clubes e salas onde os participantes só podem se comunicar por áudio. Além disso, as conversas ocorrem sempre ao vivo e cada sala possui os “speakers” e os “listeners”

  • SPEAKERS: usuários que podem falar durante a conferência.
  • LISTENERS: usuários que são os ouvintes da conversa.

Ou seja, o app permite criar grupos ou eventos para discutir temas específicos que são sugeridos a partir dos tópicos de interesse selecionados pelo usuário ao criar um perfil na rede social. Desse modo, o anfitrião abre uma sala e compartilha o que quiser com quem estiver lá.

Além disso, é possível criar uma bio, seguir amigos e sugerir salas.

COMO CRIAR A SUA SALA DE CONVERSA

Todo usuário do Clubhouse pode entrar em grupos e participar, falando, de uma discussão, desde que o anfitrião permita.

Também é possível criar salas abertas onde qualquer usuário pode acessar ou com pessoas que você segue, por exemplo. Além disso, é possível iniciar um grupo privado apenas com amigos selecionados.

É possível, ainda, que o anfitrião agende conversar no calendário disponível no app. Ele permite criar um nome para o evento, descrição, adicionar co-host, data e hora.

Nessa mesma área, o usuário verifica outras conversas que estão programadas e pode ativar as notificações para não as perder.

Como entrar no Clubhouse

Se você tentou entrar no Clubhouse e não teve sucesso, pode ser por dois motivos:

  1. O seu sistema é Android e o app ainda não está disponível para ele, como falamos acima;
  2. Você não recebeu um convite de algum usuário para participar.

Veja como conseguir um convite:

  1. Instale o Clubhouse: Drop-in audio cha‪t (desenvolvedor: Alpha Exploration Co.) no seu smartphone;
  2. Insira o número do seu celular e coloque o código de quatro dígitos que chegará por SMS;
  3. Defina o seu nick (usuário);
  4. Aguarde até que um conhecido, que tenha o seu número, autorize o envio de um convite.

Depois disso, você receberá um SMS e, automaticamente, terá o acesso ao Clubhouse liberado.

Também é possível entrar em uma lista de espera para ser convidado.

Agora, se você já está na rede social e deseja enviar um convite, basta clicar no ícone de carta na parte de cima do app, selecionar o contato e enviar a permissão por SMS.

Sobre os smarphones Android: os fundadores já disseram que, futuramente, querem disponibilizar o programa para todos os sistemas.

Curiosidades

O estouro do app aconteceu quando Elon Musk, CEO da Tesla, entrou em uma sala para falar sobre Marte, o Covid-19, vacinação e conversar com Vlad Tenev, CEO da Robinhood. A sala reuniu milhares de pessoas e deu visibilidade para a rede social.

E por falar em visibilidade, o aplicativo chamou muito a atenção de famosos como Oprah Winfrey, Terry Crews, Anitta, Jared Leto, Drake, Ashton Kutcher, já que permite a interação com fãs em canais de discussão.

Enfim, você aprendeu um pouco mais sobre a nova rede social que está fazendo muito sucesso no momento.

Viu que o Clubhouse é parecido com um podcast ao vivo e sem edições e permite que você entre em grupos com temas do seu interesse.