Vídeos curtos

Como os vídeos curtos viraram tendência nas redes sociais.

Saiba mais sobre a nova tendência da internet, que veio para ficar

Ultimamente nós temos falado muito sobre como os vídeos curtos têm ganhado a internet. Eles se tornaram uma ferramenta essencial para o seu plano de marketing digital e são excelentes para se comunicar com o público-alvo de forma mais precisa.

Até o fim desse blog, você saber como e porque produzir esse tipo de vídeo e como aplocá-los na sua estratégia.

A tendência

É comprovado que, para a maioria dos usuários, um vídeo é a principal fonte de informação na internet. De acordo com uma pesquisa feita pela Why Video, quase 90% dos consumidores realizam uma compra logo após assistir um vídeo.

Por esse motivo, muitas marcas, incluindo grandes anunciantes, utilizam conteúdos em vídeo para atrair novos clientes.

Agora você vai ver dois motivos incontestáveis para apostar na produção de vídeos curtos para redes sociais.

Primeiramente, o quão inserido na rotina das pessoas eles estão, todos os dias e no mundo todo.

Se você ainda não leu os nossos conteúdos sobre Reels, TikTok e Shorts, pode parar esse blog por aqui e ir entender um pouco mais sobre essas ferramentas. Também falamos sobre a mudança no formato dos conteúdos do Instagram. Corre lá ver. É rapinho, depois você volta aqui!

Em segundo lugar, conteúdos em vídeo é preferência pela maioria dos usuários.

Utilizando vídeos curtos na sua estratégia

Agora que você entendeu que os vídeos curtos são um fenômeno e a preferência da maioria dos usuários, é hora de aprender como utilizá-los na sua estratégia.

  1. Conheça o seu público-alvo: essa dica já é velha e é uma das mais importantes para o marketing digital. Você deve saber quem é o seu cliente para saber onde, quando e como impactá-lo.
  2. Crie um conteúdo que engaje: outra dica que damos sempre por aqui. Seu conteúdo precisa ser de qualidade e que atraia o seu público. Com os vídeos curtos, você consegue transmitir uma mensagem de forma rápida e clara, apelando para o aspecto visual do conteúdo.
  3. Foco no mobile: cada vez mais dispositivos mobile como smatphones e tablets tomam o lugar dos computadores. Os vídeos, por sua vez, são os formatos mais adaptáveis a todos os tipos e tamanhos de tela, compatíveis com vários sistemas e podem ser vistos em qualquer lugar. Ou seja, uma excelente opção de formato de conteúdo para a sua estratégia.
  4. Chame atenção: imagens estáticas, se não feitas de forma atraente, acabam passando despercebidas pelos usuários. Os vídeos, por sua vez, têm a chance de impactar logo nos primeiros segundos e prender a atenção das pessoas. Por isso a importância de criar conteúdos de qualidade e que engajam.

Como produzir vídeos para as redes sociais 

Veja essas dicas para produzir vídeos curtos para as suas redes sociais.

 CRIE UM ROTEIRO

Peça essencial para a produção de um vídeo. Ele contém todas as informações necessárias para você se orientar durante as gravações como: falas, ações, trilha sonora, cenários, personagens, dinâmicas, recursos, local etc.

 FAÇA UMA BOA EDIÇÃO

Preste atenção nos ruídos, erros de português, áudios falhos, correção de imagem. Um vídeo bem editado faz com que os usuários sintam vontade de compartilhá-lo.

PLANEJE A PUBLICAÇÃO

Depois dos vídeos roteirizados, gravados, editados e prontos, é hora de saber como e quando publicá-los. Não há necessidade de publicar tudo de uma vez, para não saturar o público.

Não se esqueça de usar as hashtags do momento e cuidado com as que podem te dar shadowban.

Por fim, você entendeu a importância dos vídeos curtos no seu planejamento de marketing digital. Por ser um dos formatos que mais estão engajando no momento, essa é a melhor estratégia a se seguir.

Siga as nossas dicas e prepare-se para começar a se aventurar pelos vídeos curtos nas redes sociais.