Cursos Online

Cursos Online: a escola durante a pandemia

O futuro das qualificações está na internet.

Em tempos de distanciamento social por conta do coronavírus e com a maioria das pessoas isolada em casa, o número de matrículas em cursos online aumentou significativamente. 

Instituições de ensino e os cursos online.

Inúmeras instituições de ensino se adaptaram ao novo cenário educacional e passaram a oferecer mais cursos online, além dos tradicionais que algumas já possuíam, como graduação e pós-graduação EAD. Alguns são gratuitos e todos garantem qualificação, atualização e aperfeiçoamento dos alunos.

Os cursos de idiomas têm se destacado na preferência dos usuários. A língua inglesa tem tido grande procura, pois agrega conhecimento para um cenário pós-pandemia, também.

A adaptação feita pelas instituições de ensino veio a partir do aumento do interesse do público em utilizar a internet para estudar e a procura por mais oportunidades de especialização, enquanto estão em casa.

Os atrativos dos cursos online

Além de serem uma forma mais proveitosa de enfrentar o isolamento social durante a pandemia, os cursos online possuem grandes atrativos para o público:

Flexibilidade de horários

Mesmo ficando em casa, muitas pessoas estão trabalhando home office, o que toma muito tempo. Por isso, os cursos online são excelentes opções para quem quer se qualificar, já que permitem o estudo a qualquer hora.

Variedade

Uma dificuldade que as pessoas encontram em instituições presenciais é a falta de cursos que são de seu interesse ou que complementem sua área de atuação. Com a variedade dos cursos online, fica mais fácil aprender coisas novas e diferentes ou atualizar e aumentar os conhecimentos que já possui.

Facilidade

Estando presentes na internet, fica fácil acessar os conteúdos de computadores, notebooks, celulares ou tablets, aumentando as possibilidades de estudo.

Conforto

Outro ponto positivo desse método de estudo é não precisar se deslocar até a instituição de ensino para aprender, gerando economia de tempo e menos estresse.

Didática

Não diferente dos presenciais, os cursos online têm o respaldo de profissionais experientes, como mestres e doutores, assim como educadores mais jovens e dinâmicos, agradando todos os públicos.

O pós-pandemia

Os brasileiros estão investindo em cursos online, nas mais diversas áreas, e se preparando para o mercado de trabalho quando a pandemia passar. A intenção é conseguir arrumar um bom emprego ou melhorar a situação atual.

O Google fez um levantamento das pesquisas relacionadas a cursos online e as buscas aumentaram em 130%. Já o INEP, coletou dados que indicam que 1,7 milhão de brasileiros fizeram matrículas em cursos online, ou seja, cerca de 20% das matrículas realizadas durante esse período.

Cursos online sempre vão surgir, conforme novas oportunidades e desafios apareçam. Com o fim da pandemia, a sociedade e o mercado de trabalho não serão mais os mesmos. Por isso, é o momento de se capacitar e estar pronto para enfrentar o que virá.

Investir neste tipo de estudo pode garantir uma qualificação, enriquecer o currículo, melhorar o posicionamento no mercado de trabalho e no ramo profissional. Para empresas ou produtoras de conteúdos digitais, essa é a hora de estruturar e lançar um treinamento ou curso online e aproveitar esse novo cenário.