YouTube Shorts

YouTube Shorts chega ao Brasil para concorrer com o TikTok

Saiba mais sobre o novo recurso do YouTube que permite a criação de vídeos curtos    

Os vídeos curtos já são uma febre nas redes sociais e, agora, o YouTube resolveu entrar na briga e concorrer com o TikTok, Kawaii e Instagram Reels.

Estamos falando do YouTube Shorts, o mais novo recurso da plataforma e que está conquistando o público aos poucos.

Vem saber um pouco mais sobre essa novidade e como você pode usá-la em suas estratégias.

O que é o YouTube Shorts?

Lançado pelo Google na versão Beta no final de 2020, o Shorts é uma função do YouTube que permite a criação de vídeos de até 60 segundos e na vertical.

Lá, é possível adicionar filtros, mensagens, edições, músicas e áudios de outros vídeos que já existem na plataforma. Bem semelhante ao TikTok e o Reels, não é?

Durante a versão de teste, alguns brasileiros puderam acessar alguns vídeos gringos fora do aplicativo e tiveram o primeiro contato com o novo formato. Mas, desde o último dia 7, o YouTube Shorts está disponível para os usuários do Brasil criarem seus próprios vídeos.

A expectativa é fazer com que os produtores de conteúdo no Shorts levem os usuários a assistirem os vídeos mais longos do YouTube.

Vantagens e diferenciais

Segundo os criadores do Shorts, a ferramenta foi criada para facilitar a vida de quem não consegue produzir vídeos muito elaborados para o YouTube, por exemplo.

Além disso, o grande diferencial do Shorts para as outras plataformas de vídeos curtos é o acervo. Os usuários terão milhares de áudios e músicas para usar em seus vídeos, já que a ferramenta é conectada ao YouTube e o Music.

Ou seja, graças aos acordos feitos pelo Google com produtoras e gravadoras, os usuários poderão usar todas as músicas da plataforma sem se preocupar com direitos autorais.

Onde assistir os vídeos do Shorts?

Os Shorts têm sua própria seção na página inicial do aplicativo do YouTube para Android ou iOS.

Por serem vídeos curtos, a ideia é que o usuário role a tela para cima afim de assistir vários vídeos de uma vez. Ou seja, depois de abrir um Short, os outros começam a aparecer na sequência. Uma experiência bem diferente da que estamos acostumados quando falamos de YouTube.

Por fim, você viu que o Shorts é uma resposta do Google para outras plataformas de vídeos curtos, como TikTok e Reels.

Com ele, você poderá criar vídeos curtos dentro do YouTube para que seu público tenha mais uma opção para consumir seus conteúdos. Além disso, é uma excelente maneira dos usuários conhecerem e divulgarem seu canal de maneira mais prática, rápida e acessível.