Saiba mais sobre como melhorar a visibilidade do seu negócio e aumentar as vendas para recuperar o seu 2020.
O Natal é um dos eventos mais lucrativos do ano para o comércio. E, embora tenhamos vivido um ano diferente de qualquer outro, foi preciso uma adaptação por parte de comerciantes e empreendedores para continuarem lucrando em plena pandemia.
E, se você ainda não se preparou para as vendas de Natal deste ano, nós vamos dar algumas dicas rápidas para te ajudar a recuperar o seu 2020.
Natal: a melhor época para o comércio
Não é novidade que o final de ano é um momento de alta demanda e oferta para o comércio em geral. Dezembro é considerado o melhor mês do ano para todo varejista e as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes e lembrancinhas.
Sendo assim. mesmo com a situação financeira abalada devido ao Coronavírus, a perspectiva é a de que as pessoas ainda usem bonificações e 13º para as compras de Natal.
Estima-se que os setores de beleza, alimentos e tecnologia serão o foco dos presentes para as festas de fim de ano.
Como aumentar sua visibilidade e suas vendas no Natal em 2020
Antes de mais nada, para vender mais, você precisa que o seu negócio tenha mais visibilidade. E a melhor maneira de conseguir isso nos dias de hoje é através das redes sociais. Conheça mais sobre eles clicando aqui.
O consumidor está cada vez mais conectado e explorar os canais digitais é a melhor forma de se aproximar dele. Ou seja, mesmo estando longe, ele descobre o seu negócio e consegue percorrer toda a jornada até a finalização da compra.
É por isso que as adaptações que falamos no começo do blog ajudarão você a aumentar as suas vendas no Natal deste ano. E, caso você ainda não tenha feito isso ainda, você precisa:
- Disponibilizar os seus produtos e serviços na internet (em sites, aplicativos ou redes sociais)
- Enviar suas mercadorias para qualquer endereço
- Permitir que comprar online sejam feitas, aumentando a conveniência para os seus clientes
- Integrar um sistema de delivery e entrega garantida
- Dar atenção redobrada nas vendas e atendimentos por redes sociais e WhatsApp
Seguindo essas adaptações, você gera grandes oportunidades de venda para o seu negócio.
Dicas de estratégias de vendas
Somadas à visibilidade e adaptação, as estratégias também são parte importante para o aumento das suas vendas durante esse período do ano.
Por isso:
- Atraia o público com uma decoração temática: não é Natal sem decoração natalina;
- Analise o que a concorrência está fazendo em relação a promoções, eventos, descontos, brindes, produtos, atendimentos etc.;
- Faça promoções na sua loja;
- Crie ofertas exclusivas para novos clientes: é uma excelente maneira de aumentar o seu público;
- Ofereça benefícios aos seus clientes como entrega grátis, por exemplo;
- Crie as melhores condições de pagamento e facilite para o consumidor;
- Passe todas as informações sobre prazos e trocas para que não haja problemas futuros;
- Ajude aqueles compradores de última hora e transforme os seus produtos no presente ideal;
- Aproveite para fidelizar clientes antigos e novos;
- Treine toda a sua equipe para o atendimento presencial e online;
- Organize sua loja e deixe os produtos bem expostos;
- Apareça nos presentes com cartões, embrulhos e etiquetas personalizadas.
Por fim, se você já planejou o fim de ano do seu negócio para vender mais, adicione algumas estratégias que estavam faltando e você viu aqui.
Se ainda não fez nada do que mostramos acima, ainda dá tempo. Prepare-se para receber o consumidor seja presencial ou online, crie promoções que estejam ao seu alcance e seja visto por todos os lados para conseguir novos clientes e fidelizar os antigos.
Boas vendas e Feliz Natal.