Influenciadores Digitais

Influenciadores digitais e as estratégias de marketing

Saiba como explorar o mundo dos influencers de maneira certa para atingir o seu público e seus objetivos.

Nos dias de hoje, as redes sociais são o canal para quem quer tirar dúvidas sobre produtos que pretendem comprar. É por isso que ações com influenciadores digitais são uma excelente estratégia para ter uma imagem positiva sobre o seu produto ou serviço.

E, para que a sua empresa cresça, é preciso adaptar-se às novas maneiras de consumo. Veja como os influenciadores podem criar a imagem ideal da sua marca e engajar diretamente o seu público-alvo.

Quem são os influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais, ou influencers, são pessoas que possuem muitos seguidores nas redes sociais. Por causa disso, conseguem formar opinião e lanças tendências com sua base de fãs.

Além disso, os influencers produzem e compartilham conteúdos impactantes e de qualidade que causam relevância e visibilidade para tudo que consomem e mostram.

Existem influenciadores para todos os temas disponíveis no mercado. Artistas e influenciadores famosos como Whindersson Nunes, Kéfera Buckmann, Gabriela Pugliesi, Mayra Cardi, Felipe Neto, Bianca Boca Rosa, entre outros, que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.

Por outro lado, existem influencers com menos seguidores, mas que possuem um alto engajamento. E é com esses que você deve pensar em fazer uma parceria, já que são bem mais acessíveis ao público em geral do que as celebridades.

Como e quando usá-lo na sua estratégia

O que vai definir qual o melhor influenciador digital para a sua estratégia é o perfil do seu consumidor. Por isso, você deve:

Definir seus objetivos com essa parceria, assim você consegue escolher o influencer que possui os conteúdos certos para ter resultados.

Engajamento é mais importante do que o número de seguidores. Analise como o público reage às postagens dos influencers antes de escolher.

Atenção à temática. O tema sobre o qual o influencer fala tem que ser o mesmo ou da área que a sua empresa atua. É mais uma maneira de descobrir se ele tem potencial para atingir o seu público-alvo.

Não se esqueça de conhecer bem a pessoa do influenciador e se ele é alguém que você quer relacionar com a sua marca. Pesquise sobre ele nas redes sociais e veja quais são os posicionamentos dele na internet.

Explore as parcerias com esse influencer. Você pode enviar seus produtos em troca de divulgação, os famosos mimos e recebidos ou pagar por uma publicidade maior. 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM INFLUENCIADORES DIGITAIS?

Para começar a firmar parcerias com influenciadores digitais, primeiramente você precisa saber como negociar com eles.

É importante que você passe todas as necessidades da sua marca para que fique claro o que e como deve ser divulgado o seu produto ou serviço nos conteúdos.

Ao entrar em contato com o influencer escolhido, siga essas dicas:

  1. Nunca faça contato pelas redes sociais, mesmo que for o perfil da sua empresa;
  2. Use o e-mail profissional do influenciador para falar com ele. Normalmente eles possuem uma assessoria própria e contatos específicos para parcerias;
  3. Estabeleça um primeiro contato para saber mais sobre a forma de trabalho do influenciador. Você pode pedir o envio do mídia kit para mais informações.
  4. Deixe claro quais suas intenções com o trabalho dele e que ambos os lados serão beneficiados pela parceria;
  5. Ofereça todo o suporte para a criação de conteúdo. Envie todas as informações necessárias sobre sua marca, produtos e serviços. Você é o especialista, por isso, é a pessoa certa para guiar o influenciador em tudo o que precisa ser dito. Ou seja, alinhe tudo o que deve ser falado durante a estratégia. É importante que todas as ideias do projeto estejam claras e objetivas.
  6. Documente todas as conversas e reuniões que tiver com o influenciador ou assessoria dele.
  7. Crie um contrato que deixe claro os termos de rescisão, objeto do contrato, formas de cumprimento, consequências de descumprimento, por ambas as partes. Isso evita muita dor de cabeça no futuro.

Vantagens de se trabalhar com influenciadores digitais

Existem inúmeras vantagens em fechar uma parceria com um influenciador digital. Mas, as principais delas são:

ACESSO A UM PÚBLICO SEGMENTADO:

Ao promover campanhas usando um influencer que tenha o perfil da sua marca, você falará com um público semelhante ao seu público-alvo.  Ou seja, é uma audiência já qualificada e que tem mais abertura para receber informações sobre os eu produto.

ALTO ENGAJAMENTO:

Por serem admirados, os fãs e seguidores dos influencer engajam muito com todo tipo de conteúdo que eles produzem. Ou seja, o seu produto será visto, curtido, salvo e compartilhado por muitas pessoas.

CONTEÚDO:

A produção de conteúdo deixa de ser um trabalho seu e passa a ser feito pelo influenciador.

POSICIONAMENTO DA MARCA:

Os influencers trazem relevância para as marcas que divulgam ao criarem conteúdos interessantes e com as palavras-chave certas. Portanto, as chances de melhorar o posicionamento dos seus produtos ou serviços são altas.

RESULTADOS:

É muito mais fácil medir os resultados da sua estratégia já que, na internet, existem ferramentas que podem fazer essa medição em tempo real, como o Google Analytics.

Enfim, se o seu negócio está começando do zero na internet ou já tem uma certa presença, fechar uma parceria com influenciadores digitais trará benefícios.

E, para uma estratégia de sucesso lembre-se de ter um bom planejamento, encontrar um influencer que combine com a sua marca e fale com o seu público, explorar as parcerias e entregar informações claras e objetivas.

Se marcas famosas fazem, por que você não faria?

Quer saber mais sobre os influencers e as estratégias de marketing digital? No canal da Polisenso no Youtube tem um vídeo completo para você entender mais sobre esse mundo. É bem rapidinho.

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