Funil de vendas gerando conversões

O que é funil de vendas e como ele pode te ajudar a conseguir clientes.

Porque você deve montar um funil de vendas e acompanhar todo o processo de compra de um potencial cliente.

Construir um funil de vendas para a sua empresa é essencial para que o planejamento feito e as estratégias de marketing alcancem os resultados esperados, separando por etapas cada ação a ser feita.

Como funciona o funil de vendas.

O funil de vendas, também conhecido como pipeline, é dividido em três partes:

Awareness, ou topo de funil

Awareness, ou topo de funil:

Nessa etapa estamos tratando de pessoas que não estão procurando um produto ou serviço específico. Ao serem impactadas por conteúdos com temas ou serviços relevantes, elas passam a querer saber mais. Ou seja, é o momento de nutrir e educar esse público para que você seja visto como especialista no assunto e lembrado quando ele voltar em pauta.

Faça posts em redes sociais e crie conteúdos no site ou blog com dicas, tutoriais, listas e conteúdos diversos que causem interesse no público.

Mid-Funnel, ou meio de funil

Mid-Funnel, ou meio de funil:

Nessa fase, o público já entendeu que tem um problema e precisa de uma solução. É aqui que a sua empresa começa a disponibilizar as respostas, que poderão ajudá-lo, a fim de se relacionar com ele e sem forçar a compra.

Aproveite para fisgar o potencial cliente com oferecendo algo que ele não poderá recusar.

É nessa fase, também, que o público começa a fornecer maiores informações, tornando-se lead e capacitando-se cada vez mais para ser um futuro cliente.

Lower-Funnel, ou base do funil

Lower-Funnel, ou base do funil:

Aqui, os leads já estão qualificados. Eles foram nutridos por conteúdos relevantes, descobriram ter um problema e qual é a solução e, agora, para colocá-la em prática, precisam contratar um produto ou serviço.

Se a estratégia foi posta em prática corretamente, sua empresa será lembrada como referência e ganhará mais um cliente.

O que acontece em cada fase do funil?

Para que o funil de vendas funcione, você precisa ter em mente que não adianta querer vender o seu produto para o público de awareness. É o momento de ganhar cliques, volume de visitas no seu site ou blog e aumentar seus usuários. E, a partir desses visitantes, você conhecerá o seu público ideal.

Mas, no meio do funil as métricas de conversão aparecerão. A partir dos cadastros, os clientes em potencial começarão a aparecer e os leads qualificados chegarão na fase final de fechamento de vendas.

Usando um funil de vendas, você consegue visualizar e acompanhar todo o caminho de compra do consumidor. Dessa forma, você alinha o setor de marketing e vendas da sua empresa, garantindo leads mais qualificados, aquisição de mais clientes e, consequentemente, mais vendas.

Por fim, agora que você sabe mais sobre o funil de vendas, deve pensar:

Funil de vendas completo
  • A minha empresa possui funil de vendas?
  • Se sim, ele está alinhado com a jornada de compra do meu potencial cliente?

Ao responder essas perguntas você saberá se o seu funil de vendas funcionará para que a sua estratégia alcance as metas planejadas e se garantirá a aquisição de mais clientes qualificados.