O growth marketing como metodologia para a gestão de marketing

Segundo o  instituto IAB Brasil, o mercado brasileiro de publicidade digital, entre os anos de 2020 e 2021, movimentou cerca de R$36,9 bilhões no Brasil. Esse crescimento é resultado do aumento no número de anúncios na internet. Entender esse crescimento é ter em mente que muito mais empresas passaram a ter consciência da importância da presença digital para garantir a sua consolidação no mercado. Contudo, apesar do cenário relativamente próspero, o marketing digital no Brasil ainda não é satisfatório. Em grande parte porque faltam estratégias mais eficazes de crescimento. E é aí que entra o growth marketing.

Entendendo o que é growth marketing

Podemos entender o growth marketing como sendo uma metodologia para a gestão de marketing voltada para impulsionar o crescimento de um negócio.

Da mesma maneira que você pode utilizar a metodologia 5W2H para organizar as suas atividades, prazos, principais responsáveis e investimentos para a concretização de um projeto, o growth marketing visa identificar as oportunidades para que seus resultados possam crescer exponencialmente.

Resumindo: Pense o growth marketing como sendo o momento em que você, para conquistar melhores métricas, precisa sair do óbvio, fazer experimentos, testes, pensar fora da caixinha. Nunca se esqueça: tudo que é inusitado atrai

O growth marketing pressupõe atividade, atitude, sendo assim, o primeiro passo deve partir de você. Essa metodologia não dá espaço para passividade, de “cópia” do que já existe.

E como aplicar o growth marketing na sua empresa? Abaixo separamos 3 etapas principais para que você e sua equipe tenham em vista para os próximos planejamentos estratégicos de marketing. Acompanhe: 

As três etapas do growth marketing:

1. Identificação de oportunidades

A primeira etapa do growth marketing é a identificação de oportunidades de crescimento. O objetivo é analisar o mercado e identificar quais são as suas áreas de maior potencial ou as áreas que você deseja melhorar.

Para identificar as oportunidades de crescimento, o growth marketing utiliza diversos instrumentos, como análise de dados, pesquisas de mercado, benchmarking e análise de clientes.

2. Desenvolvimento de estratégias

A segunda etapa é o desenvolvimento de estratégias para aproveitar as oportunidades identificadas na etapa anterior.

As estratégias podem ser dirigidas para diversos fins, como fortalecer a presença digital (branding), melhorar a qualidade do produto ou serviço, conquistar novos clientes, melhorar o tráfego pago, dentre outros.

3. Execução das estratégias

A terceira etapa do growth marketing é a execução das estratégias desenvolvidas. Essa etapa, para ter êxito, necessita ter um plano de ação detalhado e um bom controle de resultados.

Qual a diferença entre o growth marketing e o marketing tradicional?

Enquanto o growth marketing foca em KPIs específicos com o objetivo de crescimento exponencial, o marketing tradicional direciona suas estratégias para awareness e aumento de leads. Além disso, enquanto um se pauta em hipóteses, orientação de dados e experimento, o outro realiza práticas já reconhecidas no mercado. Outra diferenciação importante é relacionar o growth com inovação e marketing tradicional com manutenção.

Growth marketing e growth hacking é a mesma coisa?

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em growth hacking. Muitos podem pensar que é sinônimo de growth marketing, mas ambos os termos têm suas diferenças. 

O growth hacking é um “tapa buraco” por assim dizer, ele busca por brechas para fazer pequenos ajustes e a partir desses ajustes obter resultados mais positivos e relevantes. O growth marketing, como já vimos, é algo mais estruturado, com começo, meio e fim definidos, com o objetivo de alcançar a longo prazo resultados exponenciais de crescimento. 

Hoje em dia a concorrência digital só cresce, é necessário ser criativo para envolver a nossa audiência. E, sem dúvida, mais do que nunca, a metodologia growth marketing pode ajudar a fazer o seu negócio se destacar. 

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