Veja como as técnicas de SMO ajudam a sua empresa a se posicionar de maneira inteligente nas redes sociais.
O Brasil é o país da América Latina mais conectado à internet, tendo 88% de sua população acessando as redes sociais. Por isso, é importante que as empresas tenham seu SMO muito bem organizado e preparado para impactar esses usuários.
E, se você não sabe o que é SMO, leia este blog até o final que nós vamos te explicar tudinho.
O que é SMO?
Em primeiro lugar, você deve saber que SMO significa Social Media Optimization. Ou seja, Otimização de Mídias Sociais.
O SMO é a utilização de técnicas específicas para produzir conteúdos relevantes e que engajem o público. É uma estratégia para sua empresa ganhar mais seguidores, curtidas e compartilhamentos e, além disso, maximizar a presença da sua marca nas redes sociais.
E, para aplicar a SMO de maneira correta, você deve:
Conhecer o seu público para saber o que, quando e onde falar e qual linguagem usar;
Pensar nas palavras-chave que fazem sentido para o seu tipo de negócio.
Técnicas de SMO para a sua empresa
Existem algumas práticas que dão mais resultados na otimização das redes sociais da sua empresa. Olha só…
Em primeiro lugar, você deve encontrar a frequência e o horário ideais de postagem. A partir de testes com posts e conteúdos em dias e horários diferentes, você consegue medir o engajamento do seu público em cada um deles.
Sempre varie o formato desses conteúdos. Abuse das imagens, gifs animados, carrosséis, vídeos e o que mais as redes sociais permitirem. Assim, você conseguirá medir o que engaja mais o seu público.
Crie conteúdos que resolvam o problema do público a ponto de ser compartilhado por eles para resolver o problema de outras pessoas. Você pode usar CTA’s para instigar a ação de compartilhamento no consumidor para conseguir impactar outras pessoas de maneira orgânica.
Reutilize os conteúdos que mais deram resultado, com inteligência. Você deve dar maior destaque para os conteúdos que demandaram tempo e estudo para serem produzidos e que chamaram mais atenção do seu público.
Por fim, use as redes sociais para apresentar à sua audiência outros meios de encontrar notícias, informações, produtos e serviços da sua empresa. Pode ser em blog, site e e-mails, por exemplo.
SEO
Primeiramente, e para não te confundir, vamos explicar rapidinho o que é SEO.
SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca.
Basicamente, é um conjunto de técnicas de copywriting e palavras-chave que otimizam o conteúdo escrito e o deixa bem ranqueados em sites de pesquisa como o Google, Yahoo ou Bing, por exemplo.
Quando utilizado, de maneira correta, junto com o SMO, é possível criar um conteúdo com texto, arte, formato, apresentação e estratégia forte o suficiente para impactar, engajar e viralizar com o público.
Vantagens
Por último, mas não menos importante, vamos te mostrar as vantagens que você e o negócio ganham ao utilizar SMO nas redes sociais.
Redução do custo com marketing digital:
Nós já te explicamos que, ao utilizar as técnicas de SMO nas redes sociais da sua empresa, você pode aumentar o interesse do público. A consequência disso é a de que o retorno sobre o investimento será maior, diminuindo o gasto total com a estratégia de marketing digital.
Integração entre redes sociais e outros canais:
Lembra que falamos sobre usar as redes sociais para apresentar site, blog e afins da sua empresa? A SMO permite que todas as suas mídias sejam coesas entre si e entreguem mais qualidade no conteúdo.
Aumento da autoridade em conteúdo:
Com a aplicação das técnicas de AMO seu conteúdos ficarão otimizados e realmente relevantes para o seu público. Dessa forma, você mostrará autoridade no assunto e se destacará da concorrência.
Maior interação e engajamento com o público:
Esse é o principal objetivo ao utilizar o SMO. Tendo maior interação e engajamento, fica muito mais fácil fidelizar clientes antigos e conquistar novos.
Enfim, você entendeu que usar o SMO nas estratégias de marketing digital da sua empresa é essencial para reforçar a sua marca online e aumentar o engajamento com o público-alvo.
Sendo assim, utilize o SMO para produzir conteúdos relevantes e que leve os seus seguidores a comentar, curtir e compartilhar as suas postagens.