Conheça o recurso do Instagram que facilita o processo de compra e venda da sua empresa na plataforma.
Uma das redes sociais que mais cresce no Brasil é o Instagram que conta com mais de 69 milhões de usuários. Com ferramentas que facilitam a vida do usuário, o Instagram Shopping se destaca por otimizar o processo de compra e venda de inúmeros negócios.
Por isso, se você ainda não usa o Instagram da sua empresa para vender, agora é a hora de começar.
Então, leia esse blog até o final e entenda o que é, como usar e dicas para vender mais no Instagram Shopping.
O que é o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping é um recurso do Instagram que permite que a sua empresa tenha uma loja virtual dentro do aplicativo.
Dessa maneira, é possível que você cadastre, divulgue e marque seus produtos nos posts de feed e stories direcionando o usuário até o link de compra. Assim, o processo de compra é facilitado e seus seguidores nem precisam sair da plataforma para comprar os produtos.
Como funciona?
Existem alguns critérios a serem seguidos para que você possa começar a vender usando o Instagram Shopping:
- A sua empresa precisa estar na lista de países suportados pela ferramenta;
- A conta da sua empresa no Instagram deve ser comercial ou criador de conteúdo;
- Sua empresa precisa cumprir o Acordo com o Comerciante e as Políticas de Comércio do Facebook;
- O perfil da sua empresa deve ser conectado a um catálogo de produtos do Facebook;
- Você deve ser dono do domínio do site de vendas da sua empresa.
Sendo assim, você pode utilizar vários recursos da plataforma para divulgar os seus produtos.
NO FEED:
Coloque fotos dos produtos e marque-os com as tags com nome e valor para que o usuário clique em cima e seja redirecionado para ver mais fotos e informações. A partir daí, é possível finalizar a compra.
NOS STORIES:
Funciona exatamente como o feed. Marque as tags nos produtos para que o usuário seja redirecionado à página do item e finalize a compra.
FILTROS DOS STORIES:
Os filtros são uma estratégia interessante para que o usuário possa simular o uso dos seus produtos. Funciona muito bem com acessórios como óculos de sol e joias, maquiagens e decoração, por exemplo.
COMO UM SITE:
É uma excelente opção caso você não tenha um site ou prefira realizar suas vendas pela plataforma.
INFLUENCERS:
Mais uma estratégia que é muito usada nas redes sociais. Os influencers podem usar as tags dos seus produtos para divulgá-los nas redes sociais.
“EXPLORAR”:
Na aba “Explorar” do Instagram é possível encontrar de tudo. Com o Instagram Shopping, existe a sessão “Loja” onde os produtos aparecem. É uma maneira de atingir um público maior, que vai além dos seus seguidores, por exemplo.
Como ativar Instagram Shopping
Antes de mais nada, você deve conferir se segue todos os requisitos que listamos ali em cima.
Logo em seguida, se a conta do Instagram da sua empresa não está conectada há uma conta do Facebook, faça isso agora mesmo.
Crie o seu catálogo de produtos no Gestor de Negócios do Facebook e envie-o para revisão. Depois, cadastre-se no Instagram Shopping seguindo o passo a passo. Essa revisão pode demorar alguns dias, pois o Instagram precisa confirmar se você é realmente dono do domínio do seu site.
Com o perfil aprovado, você poderá ativar as funcionalidades de compras e acionar os recursos de vendas.
Pronto! O Instagram Shopping estará ativado e você poderá começar a vender pela plataforma.
Vantagens do Instagram Shopping
Se mesmo com todas essas ferramentas para aumentar as suas vendas você ainda não está convencido a usar o Instagram Shopping, veja as vantagem que a ferramenta trás para o seu negócio:
- Ser encontrado por desconhecidos por meio das abar “explorar” e “pesquisar”;
- Ampliar o alcance de público por causa da vitrine digital que você vai criar;
- Aumentar as oportunidades de venda;
- Facilitar o processo de compra do usuário, já que não precisa sair do aplicativo;
- Melhorar a experiência, reduzindo a chance de desistência de compra;
- Colocar informações completas dos seus produtos, não ficando restritos a links na bio;
- Pode ser usado em todos os formatos de publicação do Instagram;
- Gerar tráfego para seus perfis nas redes sociais e site;
- Possuir recursos seguros e avançados para vendas;
- É gratuito.
Dicas para vender mais no Instagram Shopping
Agora que você já sabe como funciona o Instagram Shopping e quais são as vantagem de utilizá-lo, é preciso pensar nas estratégias para vender mais.
Assim como anunciar o seu site, e-commerce ou seus produtos nas redes sociais, é preciso entregar uma imagem interessante e a mensagem certa para que o usuário sinta o desejo e finalize a compra.
Veja algumas dicas para vender mais no Instagram Shopping:
- Entenda o seu público para que a comunicação seja assertiva;
- Não transforme o Instagram da sua empresa em um catálogo. Humanize a comunicação e explore os formatos e ferramentas disponíveis para divulgação de produtos;
- Utilize carrosséis com fotos bonitas e reais dos seus produtos;
- Use corretamente as hashtags para atrair o seu público-alvo e ter maior chance de conversão;
- Faça posts frequentes e coloque informações relevantes nas legendas. CTA’s inteligentes são importantes para gerar uma ação no consumidor;
- Vídeos com reviews e análises dos seus produtos passam mais credibilidade ao consumidor e aumentam a segurança para a compra;
- Tenha uma identidade visual para os seus posts para que o público saiba o que é e de quem é só de ver uma imagem.
Por fim, você aprendeu que o Instagram é mais do que uma rede social e que é possível aumentar as suas vendas através do Instagram Shopping.
Se a sua empresa ainda não utiliza essa ferramenta no aplicativo, ative-a agora mesmo, cadastre seus produtos e crie estratégias de anúncios interessantes para cativar o público-alvo e aumentar as suas vendas.