Análise de dados

ANÁLISE DE DADOS: Como usar os números a favor da sua empresa.

Saber transformar dados e números em oportunidades é a melhor estratégia de negócio.

Antes de mais nada, a análise de dados gerada pelo marketing digital sobre o seu público, informações sobre o seu negócio, o mercado em que está inserido e os resultados das suas campanhas é a melhor maneira de acompanhar a evolução que a sua empresa está tendo e o que pode ser otimizado.

O que é um DASHBOARD e como ele ajuda na análise de dados.

Dashboard de análise de dados exemplificado em vetores

São vários números e resultados gerados em uma análise de dados. E, para que nada fique perdido, organização é fundamental. Por isso, usar um dashboard para colocar tudo em um único lugar, de maneira prática e personalizada para o seu negócio é o que facilita a visualização dos dados.

Essa ferramenta é como um painel de controle que ajuda na gestão dos KPI’s (performance) e das métricas que indicam como está o seu negócio no meio em que está inserido.

Contudo, para que o dashboard funcione corretamente, ele precisa se conectar ao sistema de sua empresa. Assim, todas as informações que parecem confusas quando isoladas umas das outras, são organizadas em gráficos que facilitam a leitura e o trabalho.

E existem vários sistemas que disponibilizam a montagem de dashboards. Você só tem que encontrar qual supre mais as necessidades da sua empresa.

Quem controla o Dashboard?

Analisar os dados com o dashboard é mais fácil. Mas, nem todos conseguem entender o funcionamento dos números ou, até mesmo, tem tempo para acompanhá-los. Ter uma equipe responsável por analisar esses dados e converter as ações é a forma de gerar resultados positivos para a empresa e transformar o seu negócio.

Utilizando o sistema de Business Intelligence, a equipe coleta, organiza e analisa informações e as entrega de forma otimizada para que as devidas ações sejam realizadas e revolucionar os processos internos.

Ou seja, para gerenciar melhor os dados da sua empresa, é preciso uma ferramenta de BI que seja prática e eficiente nas suas funções. E são inúmeras ferramentas de Business Intelligence que existem. Você só precisa encontrar a que se encaixa mais no perfil da sua empresa ou, até mesmo, terceirizar esse serviço com agências especializadas.

Os riscos de não fazer uma análise de dados.

Com o dinamismo da informação, o hábito de consumo dos clientes muda o tempo todo. Por isso, empresas que não analisam dados enfrentam maiores dificuldades para se destacar, podem perder clientes, diminuir vendas e não se manter no mercado.

Não fazer a análise de dados gera riscos como, por exemplo:

  • Desenvolver produtos que não interessam ao público alvo;
  • Oferecer um serviço que não soluciona o problema do cliente;
  • Não ter um diferencial dentro setor de atuação;
  • Não aumentar a rentabilidade;
  • Criar estratégias erradas para o negócio.

Em outras palavras, os riscos são sérios e podem afetar todos os setores da sua empresa.

Esse é o momento de fazer análise de dados.

Seja como for, analisar dados é a maneira de reconhecer o seu mercado, conhecer o seu potencial cliente, saber como se diferenciar no setor de atuação e potencializar resultados.

Por isso, tenha sua equipe de Business Intelligence bem alinhada, para que o dashboard seja personalizado para sua empresa e levante informações essenciais, dados importantes e resultados relevantes.

Desde já, coloque a análise de dados da sua empresa em prática e entregue produtos e serviços de mais qualidade para o mercado e se destaque com o público alvo.

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