Entenda como os consumidores estão se comportando nos dias de hoje.
Novos hábitos de consumo sempre vão existir. Eles acompanham o que acontece no mundo e nas novas necessidades criadas e existentes no momento.
Se você parar para pensar, a forma como o consumidor se comporta hoje é diferente de 10, 20 ou 30 anos atrás. Isso acontece por conta alguns fatores como economia, cultura e, principalmente, tecnologia da informação.
A tecnologia é uma aliada dos novos hábitos de consumo
Na era em que vivemos, os consumidores ativos têm fácil acesso à internet e, por isso, seus hábitos de consumo mudaram significativamente. Sendo assim, é muito importante para empresas, marcas e negócios estarem por dentro desse assunto.
Os avanços tecnológicos têm grande impacto na mudança de hábitos de consumo. Hoje em dia, com uma simples pesquisa na internet, é possível pesquisar preços, avaliações, qualidade dos produtos e realizar pedidos. Ou seja, não existe mais aquela necessidade de se deslocar até as lojas para comprar qualquer coisa.
Esses produtos variam desde simples compras regionais até itens importados, mostrando como a internet se tornou importante no mundo das vendas.
A busca pelo atendimento rápido
Um hábito que não pode ser deixado de lado é a busca do consumidor por um atendimento mais rápido sobre as marcas, serviços e produtos que está pesquisando.
Com a velocidade que as informações são disparadas na internet, o consumidor torna-se mais ansioso por respostas rápidas sobre aquilo que é do seu interesse, sendo o retorno imediato um fator que será levado em conta na hora de realizar a compra.
A procura por informações e produtos na internet aumentou ainda mais durante a pandemia do COVID-19, onde a opção mais saudável e correta de compra e consumo se deu pela internet, por conta dos isolamentos aplicados.
E esse hábito de consumo, que já existia e cresceu muito nos últimos meses, garantiu seu espaço e conquistou os consumidores, de todas as idades e interesses.
Quais as tendências dos novos hábitos de consumo?
Depois de entendermos a importância da internet nas mudanças dos hábitos dos consumidores, é preciso saber quais as tendências desse consumo:
Consumo sustentável: A sustentabilidade é um assunto que cresce cada vez mais e a busca por produtos que causam menos impacto ambiental é grande. Por isso, os consumidores estão procurando por empresas que trabalham com produções mais limpas e produtos reutilizados ou reciclados.
Usar multicanais para compras: Nós já falamos aqui no blog sobre como o uso de vários canais de comunicação é importante para o relacionamento com o cliente. A integração entre um aplicativo e um site, outro aplicativo ou redes sociais é preferência entre os consumidores, já que facilita todo o processo de compra, desde a pesquisa do produto até a finalização do pedido.
Humanização: Com a quantidade de informação está cada vez mais fácil descobrir o que é e o que não é fraude no momento de compras. Por isso, a busca por produtos e serviços mais reais e que façam sentido para a vida do consumidor, estão crescendo.
Facilidade mobile: As pessoas passam cada vez mais tempo com um smartphone nas mãos e, por isso, estão acostumados com a facilidade que o aparelho traz. É por isso que existe a preferência por aplicativos, que são a maneira mais rápida de pesquisa e compras online.
Mudança de hábitos de consumo como oportunidade de crescimento
Assim como o hábito do consumo mudou, a sua empresa precisa mudar também e se adequar às novas tendências do mercado. Aproveite as mudanças no hábito de consumo dos seus clientes como oportunidade de crescimento para os seus negócios.
Entenda o perfil dos seus clientes, saiba sobre seus gostos e preferências e conheça como ele se comporta. Assim, através do marketing digital, com campanhas estruturadas e estratégias bem colocadas, você deixará a experiência de compra do cliente mais personalizada para seus novos hábitos de consumo.
Saiba mais sobre público alvo com essa dica que vai te levar além do comum: https://www.facebook.com/gopolisenso/videos/682792158961190/