WhatsApp

WhatsApp como ferramenta de comunicação para empresas.

Veja como o aplicativo ajuda na comunicação com seus clientes e no crescimento de seus negócios.

Utilizado por milhões de pessoas, o WhatsApp é o maior e mais conhecido aplicativo de mensagens do mundo.

O Brasil é o segundo país que mais usa a ferramenta e, por isso, empresas estão, cada vez mais, se adaptando e fazendo do WhatsApp seu principal canal de comunicação com o cliente.

No blog de hoje, nós mostraremos como o aplicativo é uma ótima maneira das empresas se relacionarem e aproximarem do público-alvo.

Por que fazer os atendimentos pelo WhatsApp?

Uma comunicação boa, rápida e eficiente é a chave para a fidelização de qualquer cliente.

Sendo assim, para que as empresas possam resolver os problemas de seus consumidores com competência e rapidez, é preciso de uma comunicação efetiva.

Por isso, as empresas estão usando o WhatsApp no atendimento ao consumidor e em suas estratégias de marketing para aumentar as vendas e conquistar e fidelizar mais clientes.

Além disso, o WhatsApp faz com que a sua empresa entre na rotina das pessoas e facilita a manutenção do relacionamento com o cliente. 

Essa proximidade permite que você tire dúvidas, ajude os clientes e receba feedbacks sobre os seus produtos e serviços, por exemplo.

Como usar o aplicativo para um bom atendimento.

Antes de mais nada, você deve planejar a estratégia que será usada através do aplicativo. Por isso, calcule quantas mensagens a sua empresa pode receber por dia. Caso sejam muitas, deixe uma pessoa ou equipe responsável só pelas mensagens. 

Nessa estratégia, não esqueça de incluir o WhatsApp nas outras ferramentas de comunicação, como redes sociais e site. Eles são facilitadores para que o cliente entre em contato pelo WhatsApp.

Aproveite as facilidades do marketing digital para incluir o WhatsApp em suas campanhas na internet. Ele pode ser incluído em anúncios, páginas e landing pages, redirecionando o usuário para o WhatsApp da sua empresa.

Você também pode automatizar mensagens relacionadas à sua campanha. Mas tome cuidado com a quantidade e conteúdo para que não se tornem spans e a sua conta seja bloqueada.

Aproveite as possibilidades que o aplicativo permite. Além dos textos, use fotos, vídeos, gifs, stickers e documentos para enviar informações relevantes aos seus clientes.

O uso de imagens também é um facilitador da comunicação, tanto para você quanto para os eu cliente que pode te mostrar através de uma foto qual o problema com o seu produto ou onde ele precisará do seu serviço.

E, claro, como toda boa ferramenta da internet, o WhatsApp permite que você automatize mensagens – o famoso chatbot. Você escreve a mensagem com as informações que você achar mais relevante e faz a programação para que nenhum cliente fique sem resposta.

E o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma extensão do aplicativo que foi pensado para pequenos e médios negócios.

É ele que facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens, como falamos ali em cima.

Existem 3 tipos diferentes de contas no WhatsApp Business:

Verificada:

Quando o seu número comercial é verificado, o nome da sua empresa ficará visível em todas as listas e para os contatos do aplicativo. Com a conta verificada, sua empresa pode usar os chatbots e ter vários atendentes usando a mesma conta.

Confirmada:

Aqui, o aplicativo confirma que o número de telefone do proprietário da conta é selecionado para empresas. Esse tipo de conta também pode usar chatbots para atendimentos.

Conta comercial padrão:

Nesse caso, não números que ainda não foram avaliados pelo WhatsApp e devem ser confirmadas com o tempo, se atenderem os critérios do aplicativo.

As vantagens de usar o WhatsApp no atendimento ao cliente.

Se você ainda não está convencido de que o WhatsApp é um excelente canal de comunicação para usar com os seus clientes, nós vamos te mostrar as vantagens de usar o aplicativo na sua empresa:

  1. Transmissão de dados: permite que todas as conversas fiquem salvas em um só lugar, facilitando a busca do que já foi falado, esclarecendo dúvidas e mostrando informações.
  2. Direcionamento de respostas: você consegue direcionar a mensagem para o funcionário que seja responsável ou mais saiba do produto ou serviço, sem precisar fazer o cliente “esperar na linha” ou ser transferido de setor para setor.
  3. Clientes mais satisfeitos: respostas mais rápidas deixam os clientes mais satisfeitos. Por isso, nada melhor do que o WhatsApp para respostas rápidas e assertivas.
  4. Integração com CRM: você pode integrar o WhatsApp com o CRM da sua empresa. Dessa maneira, é possível inserir as mensagens no CRM para que possam ser acessadas quando necessário.
  5. Linguagem simplificada: por ser um aplicativo de uso pessoal e rotineiro, os usuários do WhatsApp estão acostumados com uma linguagem mais informal e com emojis. Isso permite que as empresas também usem esse tipo de tom nas conversas.
  6. WhatsApp Web: é a versão para desktop do aplicativo que permite mais facilidade na hora das respostas, já que pode ser usado no notebook ou computador.

Por fim, você entendeu que o atendimento ao cliente pelo WhatsApp vai além de receber reclamações e resolver problemas.

É uma excelente maneira de agilizar atendimentos, ter feedbacks sobre seus produtos e serviços, adicionar mais uma ferramenta nas estratégias de marketing e fidelizar clientes.

Se a sua empresa ainda não usa o WhatsApp para atendimento ao cliente, é hora de adotar a ferramenta e proporcionar um atendimento mais rápido, individualizado e de excelência para os eu consumidor.

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