ux: experiência do usuário

UX: a experiência do usuário.

Veja como a experiência do usuário pode aumentar satisfação dos seus clientes e consequentemente sua fidelização e indicação.

Se você já trabalhou, trabalha ou tem interesse em trabalhar com produtos digitais, deve ter ouvido falar em um termo muito comentado nos dias de hoje: o UX.

E se esse é o seu caso e você ainda ficou com dúvida do que realmente essa sigla significa e como utilizar o UX a seu favor, leia esse texto até o final.

Mas, o que é UX?

Primeiramente, UX significa User Experience, ou seja, a Experiência do Usuário.

Esse termo foi criado pelo engenheiro Don Norman, nos anos 90, com o objetivo de facilitar o entendimento da sua função enquanto trabalhava na Apple.

Conheça mais sobre essa história clicando no vídeo abaixo.

Quem trabalha com UX estuda o comportamento do usuário diante de produtos e serviços e busca meios de melhorar a experiência do público para aumentar a satisfação com o que é oferecido.

Sendo assim, o UX é utilizado para entender o que um usuário sente e facilitar a jornada do cliente no meio digital ou com o produto e serviço presenciais.

Com isso, fica mais fácil saber o que é preciso alterar, atualizar ou manter nos quesitos práticos, sensíveis e úteis. Afinal, um cliente satisfeito sempre volta.

Os pilares de uma boa experiência

Antes de mais nada, quando uma empresa usa o UX para melhorar o seu desempenho, ela precisa:

  1. Alinhar missão, visão e valores para que eles sejam repassados nas suas campanhas.
  2. Conhecer a concorrência para saber como se posicionar e preparar estratégias que vão fazer o produto ou serviço se destacar.
  3. Pesquisar e conhecer muito bem os usuários.

Para alcançar a nota máxima de UX, é preciso ter os três pilares da boa experiência:

Pirâmide 3 pilares do UX

Sendo assim, é importante entender que UX envolve muito mais do que o design. É preciso pensar em todo o caminho que o cliente vai percorrer desde o primeiro contato até a conversão.

E é isso que o UX faz: ele coloca a visão dos clientes em primeiro plano e trabalha para atender os desejos e necessidades deles de forma satisfatória.

Consequentemente, esses clientes se fidelizarão e indicarão os produtos e serviços para outros.

As vantagens de usar UX

Uma empresa que utiliza a UX tem como vantagens:

  • Mais tráfego: em sites, sistemas, softwares e afins, usar o UX aumenta o tráfego de clientes.
  • Conversão de vendas: uma boa experiência com certeza termina em mais conversão.
  • Fidelidade e indicações: como falamos acima, quando a experiência do cliente é satisfatória, ele volta e traz com ele muitos outros clientes.
  • Economia: saber exatamente onde e como investir nos produtos e serviços evita retrabalho e até mesmo cancelamentos, além de criar estratégias muito mais lucrativas.
  • Aumento de valor: os produtos e serviços são mais valorizados pelos clientes e a empresa se torna referência no mercado.

Concluímos que a experiência do usuário sempre estará presente em qualquer produto ou serviço, sejam eles digitais ou não.

Hoje, os hábitos de consumo mudaram e as pessoas buscam por produtos e serviços que realmente atendam suas necessidades de forma rápida, fácil e satisfatória.

Por isso, pense: como eu posso mudar esse processo, produto ou serviço para entregar a melhor experiência para o meu cliente?

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