Veja como a experiência do usuário pode aumentar satisfação dos seus clientes e consequentemente sua fidelização e indicação.
Se você já trabalhou, trabalha ou tem interesse em trabalhar com produtos digitais, deve ter ouvido falar em um termo muito comentado nos dias de hoje: o UX.
E se esse é o seu caso e você ainda ficou com dúvida do que realmente essa sigla significa e como utilizar o UX a seu favor, leia esse texto até o final.
Mas, o que é UX?
Primeiramente, UX significa User Experience, ou seja, a Experiência do Usuário.
Esse termo foi criado pelo engenheiro Don Norman, nos anos 90, com o objetivo de facilitar o entendimento da sua função enquanto trabalhava na Apple.
Conheça mais sobre essa história clicando no vídeo abaixo.
Quem trabalha com UX estuda o comportamento do usuário diante de produtos e serviços e busca meios de melhorar a experiência do público para aumentar a satisfação com o que é oferecido.
Sendo assim, o UX é utilizado para entender o que um usuário sente e facilitar a jornada do cliente no meio digital ou com o produto e serviço presenciais.
Com isso, fica mais fácil saber o que é preciso alterar, atualizar ou manter nos quesitos práticos, sensíveis e úteis. Afinal, um cliente satisfeito sempre volta.
Os pilares de uma boa experiência
Antes de mais nada, quando uma empresa usa o UX para melhorar o seu desempenho, ela precisa:
- Alinhar missão, visão e valores para que eles sejam repassados nas suas campanhas.
- Conhecer a concorrência para saber como se posicionar e preparar estratégias que vão fazer o produto ou serviço se destacar.
- Pesquisar e conhecer muito bem os usuários.
Para alcançar a nota máxima de UX, é preciso ter os três pilares da boa experiência:
Sendo assim, é importante entender que UX envolve muito mais do que o design. É preciso pensar em todo o caminho que o cliente vai percorrer desde o primeiro contato até a conversão.
E é isso que o UX faz: ele coloca a visão dos clientes em primeiro plano e trabalha para atender os desejos e necessidades deles de forma satisfatória.
Consequentemente, esses clientes se fidelizarão e indicarão os produtos e serviços para outros.
As vantagens de usar UX
Uma empresa que utiliza a UX tem como vantagens:
- Mais tráfego: em sites, sistemas, softwares e afins, usar o UX aumenta o tráfego de clientes.
- Conversão de vendas: uma boa experiência com certeza termina em mais conversão.
- Fidelidade e indicações: como falamos acima, quando a experiência do cliente é satisfatória, ele volta e traz com ele muitos outros clientes.
- Economia: saber exatamente onde e como investir nos produtos e serviços evita retrabalho e até mesmo cancelamentos, além de criar estratégias muito mais lucrativas.
- Aumento de valor: os produtos e serviços são mais valorizados pelos clientes e a empresa se torna referência no mercado.
Concluímos que a experiência do usuário sempre estará presente em qualquer produto ou serviço, sejam eles digitais ou não.
Hoje, os hábitos de consumo mudaram e as pessoas buscam por produtos e serviços que realmente atendam suas necessidades de forma rápida, fácil e satisfatória.
Por isso, pense: como eu posso mudar esse processo, produto ou serviço para entregar a melhor experiência para o meu cliente?