Como diria Charlie Brown Jr, o tempo é rei. É ele que manda. É ele que dita o tanto que coisa que podemos realizar durante os nossos dias. E se não bastasse, o tempo ainda é egoísta. Ele quase nunca deixa a gente fazer duas coisas simultaneamente, porque ele gosta de exclusividade. Quase ninguém tem o dom de fazer bem feito duas ações ao mesmo tempo, já reparou? Mas sabe o que o rei não contava? Com o poder dos Podcasts!
Talvez esteja aí a principal razão desse formato estar ganhando tanta repercussão e caindo no gosto do público. A versatilidade dos podcasts tem permitido que as pessoas possam assumir o controle do seu tempo. Agora, quem quiser, pode ouvir o que desejar enquanto realiza outras atividades.
O Podcast é o novo rádio
Da mesma forma que os e-books são a forma mais moderna dos convencionais livros físicos e que os artigos de blog são a nova versão dos jornais impressos, o rádio também teve seu upgrade com o aparecimento dos podcasts.
Olha só alguns dados que comprovam a força desse formato:
- Entre 2019 e 2020 o Brasil ganhou mais 7 milhões de ouvintes de podcasts acima dos 16 anos;
- Pandemia provoca aceleração do consumo de podcasts no Brasil;
- Mais de 63% das pessoas que ouvem podcast já compraram pelo menos uma vez um produto ou serviço divulgado por esse canal.
Esses dados, definitivamente, não podem ser ignorados. Afinal, ao se produzir conteúdos para uma audiência, é necessário estar atento aos seus hábitos e comportamentos de consumo. E o que essas notícias trazidas acima nos indicam?
Nos comprova que com o advento do isolamento social, desencadeado pela COVID-19, nossa rotina passou por uma reestruturação. Reestruturação essa que contribuiu para uma grande aceitação do consumo de podcasts. E esse hábito, que ganhou força durante a pandemia, tem mostrado, cada vez mais, que veio para ficar. Até porque hoje em dia não é difícil ver pessoas com fones de ouvido no ônibus, na academia ou mesmo no trabalho.
E os números não nos deixam mentir: 81% dos ouvintes consomem podcasts pelo menos uma vez na semana.
Mas por que essa repercussão toda com podcasts?
Para responder essa pergunta, podemos levar em consideração dois pontos de vista: o lado do ouvinte e o lado de quem produz conteúdos nesse formato.
Vantagens dos conteúdos em áudio para os ouvintes
Como já destacado, os podcasts garantem a otimização do tempo. O que, por si só, já é uma baita vantagem. Entretanto, essa não é a única razão que vem fazendo as pessoas aderirem a esse tipo de conteúdo. Também podemos destacar:
- Consumo de conteúdo de valor de maneira gratuita;
- Linguagem mais solta e descontraída possibilitando mais proximidade entre locutor e ouvinte;
- Temas, em sua maioria, leves, criativos e divertidos que acabam servindo como válvula de escape aos usuários;
- Acessibilidade.
Vantagens dos conteúdos em áudio para as empresas
Sabendo então que a audiência vem consumindo podcasts, por que, necessariamente, as empresas precisariam se adaptar a esse novo formato? Afinal, muitos devem pensar “já tenho uma estratégia de marketing consolidada.”
Veja abaixo algumas das razões:
- Marcas que se mantêm sempre atualizadas e por dentro das tendências, ganham mais autoridade e são bem vistas perante o público. O que, consequentemente, às permite estar um passo além da concorrência;
- A taxa de abertura e de escuta dos podcasts são altíssimas;
- Sua marca e seus ideais podem ganhar maior repercussão e visibilidade;
- A propagação de notícias relacionadas ao seu universo se propagam de maneira muito mais rápida;
- Seus ouvintes podem ser clientes em potencial. Logo, sua empresa pode aproveitar dados para a realização de campanhas em mídias de performance.
- Bastante útil para empresas com foco B2B. Uma vez que empreendedores de pequenas e médias empresas ouvem podcasts regularmente.
Como o nosso corpo reage ao consumir esse tipo de conteúdo
Outro fator significativo que contribuiu para essa grande visibilidade dos podcasts tem a ver com a questão neurológica. O que comprova, mais uma vez, a fundamentalidade do neuromarketing como estratégia de vendas para as empresas.
Ao se ouvir conteúdos em áudio, nosso corpo é afetado de maneira psicológica, fisiológica e cognitiva:
– Psicologicamente: os sons afetam em cheio nossas emoções. Ele é capaz de nos relaxar, nos manter entretidos ou mesmo alterar completamente nosso humor.
– Fisiologicamente: conteúdos em áudio também podem ser capazes de aumentar nossa frequência cardíaca, bem como estimular a liberação de hormônios.
– Cognitivamente: contribui para uma maior atenção e compreensão do que é dito.
Escute bem: investir em podcast é investir em estratégia de sucesso para o seu negócio!
Se você leu até aqui, provavelmente agora tem uma outra mentalidade sobre o consumo de podcasts, certo? Que tal mergulhar nessa onda ouvindo alguns dos conteúdos produzidos pela Polisenso? Clique aqui para ficar por dentro do nosso PoliCast. 🎧👊
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