o papel do social media no marketing digital

Marketing digital: como o social media pode alavancar os resultados da sua empresa

“Ué, como assim social media pode trazer bons resultados para a minha empresa? Eles não são úteis só pra trazer recorrência de posts nas redes sociais?” Resposta: NÃO! Esse profissional tem mais relevância para o seu negócio do que você pode imaginar. E é exatamente sobre esse assunto que vamos tratar com você hoje.

Entenda: Gestor de Tráfego e Social Media são o Chitãozinho e Xororó do Marketing

Você consegue imaginar a música “Evidências” ou “Fio de Cabelo” sendo cantada por uma única voz? Ou até por outro cantor solo? Até pode, mas não vai ficar a mesma coisa, né? Essa ideia também se aplica ao gestor de tráfego e ao social media. Isso porque o sucesso de uma estratégia, seja ela de branding, captação de lead, aumento de seguidor ou qualquer outra, depende do trabalho em conjunto desses dois profissionais.  

É um trabalho complementar. Enquanto um atua na segmentação de público e faz os macetes necessários para um post ser visto pelas pessoas certas, o outro é importante pela sua capacidade criativa, para garantir, de fato, relacionamento e engajamento com a audiência.

Então é aquilo, um gestor de tráfego sem um social media até consegue mirar nas pessoas certas, mas pode rasgar dinheiro se não levar conteúdo de valor para esses usuários. E o social media pode ter seu trabalho desperdiçado se o gestor de tráfego não der aquela forcinha em campanhas de engajamento. Já que vale lembrar que apenas 10% dos seguidores recebem conteúdos de maneira orgânica.   

Qual a função do Social Media no Marketing Digital?

Outra coisa que você precisa tirar da sua cabeça é que social media é fazedor de post. Social media, como bem pontua Felipe Martins, dono do perfil Portal Publicitário, é ESTRATEGISTA. Um post não sai em 15 minutos. Tem todo um estudo por trás para ser produzido o melhor tipo de conteúdo para o perfil do cliente.

Na Polisenso esse trabalho é realizado a partir das seguintes etapas: 

Passo 1: Planejamento

Aqui é realizada a análise estratégica dos conteúdos a serem produzidos para o cliente. Ferramentas úteis que este profissional pode utilizar nessa etapa é o Google Trend, Answer The Public e os próprios insights do Instagram.   

Passo 2: Briefing

Criação das pautas com direcionamento das “chamadas” e coordenadas ao designer acerca do criativo dos posts. Para essa etapa o social media pode usar ferramentas como o Rytr.me e o Trakto.io para ajudar a dar o start inicial com ideias para os posts. Aqui, o profissional precisa, também, levar a sua bagagem e olhar crítico do que ele próprio tem visto como “conteúdos virais” para se inspirar e aplicar nos conteúdos dos seus clientes.

Passo 3: Execução

Depois das pautas devidamente encaminhadas para o designer, enquanto ele elabora os criativos, o social media produz as legendas para os posts.

Se você quer saber como fazer legendas que engajam, convidamos você a ver nosso post sobre o assunto! Basta clicar aqui

Passo 4: Revisão/Otimização

Legendas e artes prontas! Tudo certo para já encaminhar o material para o cliente aprovar? Ainda não! É preciso dar aquela última conferida para ver se está tudo certo. Seja na legenda, com algum possível erro ortográfico, de concordância, excesso ou falta de emojis e também uso das hashtags corretas. Uma ferramenta mão na roda para o social media nesta etapa é o Clarice.ai.

Passo 5: Entrega

Material impecável, material pronto para enviar para o cliente! Aqui, esperamos o retorno da empresa para ver se é necessário realizar alterações. Depois de tudo alinhado, o social media faz a programação dos conteúdos. O Business Suite ajuda muito para a concretização dessa tarefa.

Ah, além de todas essas etapas, não podemos esquecer que o social media também tem que ficar de olho no engajamento dos posts. Tendo em vista que é fundamental mostrar para os seguidores que a empresa está vendo os comentários que eles escrevem.  

E agora vai uma dica para você, empresário: não dê só atenção aos relatórios mensais envolvendo os serviços do gestor de tráfego. Um social media também pode te prover de métricas altamente relevantes. Veja algumas a seguir:

  • Quais posts seus seguidores estão salvando e compartilhando;
  • Quais conteúdos estão fazendo as pessoas acessarem o seu perfil;
  • Quantos seguidores você está aumentando por mês;
  • Avaliar as características dos seguidores mais engajados com o seu perfil;
  • Saber quantas pessoas te mandaram mensagem no direct ou clicaram no botão de “contatar”. 

Pois é, no marketing digital o social media é igual aquele meme: “não promete nada no começo, mas entrega tudo no final.” 👀

O que Social Media não é?

Até aqui já desmistificamos 2 fatos sobre o social media:

a) A profissão não é útil só pra não deixar morto as redes sociais dos clientes;
b) Não se faz qualquer tipo de post, existe planejamento por trás.

Agora é importante trazer à tona outro fato: Social Media não é vendedor!

Muitos clientes têm o hábito de pensar que marketing digital é só vendas. E não é o caso. A finalidade de ter constância nas redes sociais com posts estratégicos é gerar RELACIONAMENTO com os usuários. Entenda que ninguém vai querer comprar de você antes de te conhecer.

O social media entende de funil de vendas, das dores da persona do cliente. Por isso, um post nunca será só um post. Seu feed não pode ser só venda, afinal, que valor e qual envolvimento você está gerando com os seus seguidores se os posts que você publica só falam falam de você e da sua empresa? Pense nisso!

Esperamos que esse artigo tenha feito você entender melhor que marketing digital é trabalho em conjunto! O gestor de tráfego, o social media e o designer trabalham em equipe para oferecer a melhor estratégia para a sua empresa.

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