post colaborativo instagram

Saiba mais sobre post colaborativo no Instagram!

Nesta última terça-feira, (19/10) o Instagram anunciou a chegada de um novo recurso para a sua plataforma. E até arriscamos dizer que não é qualquer mera atualização. Talvez seja a maior de todas desde a chegada dos Reels. Estamos falando dos posts colaborativos.

Com essa ferramenta você pode, dentre outras vantagens, aumentar sua rede de networking. Uma vez que a atualização permite que seus conteúdos alcancem o dobro de contas. Mas como isso funciona na prática?

O que é post colaborativos no Instagram?

Quem trabalha com Instagram ou utiliza a rede social com frequência, sabe que o alcance orgânico no é baixíssimo. Para se ter uma noção, estima-se que, em média, apenas 10% dos seguidores recebem nossas postagens. Isto é, em um perfil de 1.200 seguidores, apenas uma faixa de 120 usuários receberão o nosso conteúdo. 

Mas aí que entra o pulo do gato. Com o post colaborativo no Instagram, você pode fazer uma collab estratégica e compartilhar a autoria de um post. Isso irá fazer com que o conteúdo seja exibido no perfil dos dois autores simultaneamente. Essa ação permite compartilhar o número de visualizações, curtidas e comentários entre ambas as contas.

A atualização está disponível tanto para a versão iOS quanto Android para os criadores de conteúdo.

O que você ganha ao fazer post colaborativo no Instagram

Aumento de seguidores

Uma vez você tendo a possibilidade de aumentar a sua audiência, maiores serão as chances desses mesmos usuários te seguirem na rede social. Porque pensa, o alcance será duplicado

Perfis que até então seguiam apenas a sua collab, por exemplo, poderão ter a chance de te conhecer, gostar do seu conteúdo e seguir o seu perfil também. 

Um exemplo prático que ilustra bem essa situação é uma collab entre uma influencer e uma marca de roupas. Se a tal influencer fizer um Reels mostrando os produtos dessa loja e marcar a empresa como coautora do seu post, muitos seguidores que a acompanham passarão a conhecer essa loja. E não só isso, se ao entrarem no perfil as pessoas se identificarem não só com os produtos, mas com a empresa como um todo, elas também seguirão a conta. O que é ótimo se a gente pensar em autoridade e consolidação da empresa nas redes sociais a médio e longo prazo

Ferramenta de gatilho mental poderosa

Falando em aumento de autoridade e consolidação da marca, essa é outra vantagem que os posts colaborativos do Instagram podem fazer por você.

E o motivo para isso é bem simples. A coautoria de posts, seja em formato de foto, vídeo ou Reels, te garante prova social. O que é cada vez mais relevante em vendas. Afinal, ninguém quer ser cobaia de nenhum produto ou serviço. A gente gosta de sondar, de verificar o quanto uma empresa é realmente séria, o quanto o produto que é oferecido, de fato, funciona antes de efetivar uma compra. 

O exemplo da influencer e da loja de roupas também se encaixa perfeitamente aqui. Porque é uma pessoa de renome, conhecida, que já tem sua audiência, que está indicando o produto. Ela testou e comprovou, por ela mesma, que você pode comprar ali. Esse tipo de gatilho mental tem um peso muito grande na tomada de decisão do usuário.

Produção de conteúdo compartilhada

Outra coisa que a gente sabe sobre o Instagram é que é importante ter constância nas postagens. Já que só assim é possível atrair mais visibilidade para o perfil e gerar pico de engajamento diário. Contudo, produzir posts não é uma tarefa fácil, na verdade, gerar conteúdos de valor é um compromisso bastante ardiloso.

Mas se essa tarefa é dividida, a responsabilidade já não fica mais tão pesada. E com os posts colaborativos para o Instagram isso passa a ser uma alternativa bem interessante de ser aplicada. Você pode, por exemplo, combinar com alguém do seu nicho de dividir as postagens. Isso permite ganhar mais tempo para pensar nos conteúdos sem abrir mão de ter posts diários engajando a sua audiência.    

Como fazer um post colaborativo?

Como dito, essa ferramenta vai estar disponível tanto para a versão IOs quanto para Android e paulatinamente todos os celulares terão esse recurso liberado. Não é nada complicado de usar. Veja o passo a passo a seguir:

post colaborativo

Sendo assim, para fazer um post colaborativo no Instagram, a primeira etapa é, inicialmente, fazer os processos de costume de uma publicação. Em seguida clicar em “Marcar Pessoas”, “Convidar um Colaborador”, digitar o @ do perfil e pronto, só confirmar.

Lembrando que o coautor irá receber uma notificação após a confirmação e será só depois da liberação dele que o post aparecerá em ambos os perfis. Do contrário o conteúdo será exibido apenas na conta de quem publicou.  

As atualizações do Instagram não param por aí!

Mais recursos estão chegando na plataforma, então prepare-se! Logo menos você também poderá: 

  • Realizar postagens pela versão web do Instagram;
  • Receber mais recursos visuais para os seus Reels;
  • Gravar vídeos de até 1 minuto nos stories. 

Não tenha dúvidas que até o final do ano mais novidades irão aparecer nessa rede social! Acompanhe a Polisenso nas principais redes sociais para fazer o seu perfil decolar. 🚀

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