QR CODE

QR Code: a mobile tag que mudou o mercado

Saiba mais sobre essa ferramenta que está unindo o mundo off-line com o on-line.

O QR Code se tornou a mobile tag mais famosa do mundo. Seu uso vem crescendo cada dia mais, principalmente para pagamentos, compras e vendas e integrando o off-line com o on-line.

Por isso, no blog de hoje nós vamos te explicar um pouco mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la em seu negócio.

O que é o QR Code?

O Quick Response Code (Código de Resposta Rápida) foi criado em 1994 pela Denso-Wave, uma empresa do Grupo Toyota, no Japão.

Ele foi desenvolvido como uma tentativa de substituir o código de barras em algumas situações como, por exemplo, compartilhar dados mais rapidamente. É um gráfico 2D que pode ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares. Entretanto, alguns modelos mais antigos requerem aplicativos específicos para isso.

Como e onde usar?

A leitura de um QR Code é bem simples. Tanto para iOS quanto para dispositivos Androids que tenham a câmera com leitor ou o app instalado é preciso:

  1. Primeiramente, abra o app ou a câmera do seu celular;
  2. Logo em seguida, aponte a câmera para o QR Code.

Viu como é simples?

Inicialmente, o QR Code era usado em panfletos para passar informações adicionais. Posteriormente, passou a ser um facilitador em compras

Você pode usar QR Codes em campanhas publicitárias digitais, por exemplo, e colocar o link do seu site para passar mais informações sobre o seu negócio.

QR Code - Apple

Impressos em locais públicos também são uma excelente opção para oferecer promoções e informação.

Revista

Se você é dono de um restaurante, por exemplo, pode usá-lo como cardápio, onde o seu cliente verá tudo pela tela do celular. É mais prático para ele e mais econômico para você.

Cardápio

Outra possibilidade é permitir que um telespectador compre seus produtos quando apresentados em programas de TV, como acontece no Big Brother Brasil, por exemplo.

QR Code - BBB

Nas redes sociais, você pode usar o QR Code como cartão de visita para o seu negócio.  

Pode identificar o seu animal de estimação com um QR Code na coleira. Esse nicho cresceu muito no mercado atual.

QR Code - Coleira

Até o WhatsApp adotou o QR Code, em 2015, ao criar uma versão para computador, o WhatsApp Web.

QR Code - WhatsApp Web

Vantagens de usar o QR Code no seu negócio

Para quem tem um negócio, o QR Code tem inúmeras vantagens, principalmente em relação à economia e satisfação dos clientes. Olha só:

  1. Ferramenta de comunicação para melhorar a identidade, divulgação e proximidade da sua marca com o público;
  2. Permite que você controle o número de pessoas em um evento;
  3. Ocupa menos espaço em publicações e pode ser inserido em diversos lugares;
  4. Gera conteúdo extra de complementação, informação e atualização do seu negócio;
  5. Muito mais prático e rápido para fazer e receber pagamentos;
  6. É mais seguro do que outras formas de pagamento por ter um sistema de criptografia que impossibilita o roubo de dados;
  7. É gratuito, sem taxas ou mensalidades ao receber pagamentos por ele;
  8. Não é preciso ter diferentes máquinas ou aplicativos para usá-lo.

Como criar o seu

Como quase tudo hoje em dia, você cria os eu QR Code online. Um dos sites mais seguros, além de gratuito, é o QR Code Generator, que oferece várias customizações como mudar a cor, criar etiquetas personalizadas e até colocar o logo da sua empresa.

Para criar o seu, você deve:

  1. Entrar em um site e criar um conta gratuita;
  2. Abrir o e-mail de confirmação, clicar no link e fazer o login;
  3. Na página principal, clicar no botão Crate QR Code;
  4. Escolher o tipo de informação que o código conterá:
    pode ser um link, um vídeo do YouTube, um PDF, um áudio, uma mensagem SMS, etc.;
  5. Feito isso, você pode personalizar seu código;
  6. Por fim, clique no botão Done;

    Seu código está pronto e ficará salvo no menu principal. Em seguida, clique no botão download, edite as informações que quiser e selecione Download QR Code.

Enfim, você viu que o QR Code vem crescendo e pode ser usado em diferentes ocasiões. Mas, é no sistema de compra e venda que ele encontra cada vez mais espaço. Essa tendência tende a se tornar bastante comum em breve.

Por isso, veja se ele se encaixa na sua estratégia de marketing digital e se faz sentido utilizá-lo para o seu tipo de negócio. Você pode fazer um teste ou uma pesquisa com seus clientes para saber se eles vão ou não interagir com o QR Code.