Pinterest

Pinterest: como usar a rede social para o seu negócio

Veja como usar esse site de buscas para as ações de marketing digital da sua empresa  

Com certeza você já está acostumado com redes sociais como Facebook e Instagram. Mas, o que você sabe sobre o Pinterest?

Se passou pela sua cabeça uma rede social totalmente voltada para o público feminino e que só serve para procurar imagens bonitas e dicas de decoração, está enganado!

Hoje, você vai aprender como o Pinterest funciona e o porquê você precisa usá-lo para o marketing da sua empresa.

O que é o Pinterest?

Primeiramente, você deve saber que o Pinterest é uma rede social de busca virtual. Nela, você pode encontrar ideias para todos os tipos de projetos e diferentes interesses. Ou seja, é uma maneira de organizar as coisas que você gosta.

Algumas categorias mais comuns são:

  • Receitas
  • DIY (faça você mesmo)
  • Decoração de casa
  • Inspiração para casamento.

Mas, as opções são muito mais variadas.

Os usuários, conhecidos como “pinners” podem explorar e salvar os conteúdos de outros usuários. Além disso, é possível comentar nas fotos e vídeos, seguir outras contas, marcas e empresas ou pastas específicas dentro dos perfis. Ou seja, o objetivo do Pinterest é conectar as pessoas através das “coisas” que elas acham interessantes.

ENTENDENDO O PINTEREST

Existem algumas funções interessantes e elementos principais na rede social.

Pasta: O perfil dos usuários é composto por suas pastas que representam categorias diferentes. Não há limite e os usuários podem criar quantas pastas quiserem.

Pins: Os usuários colocam os “pins” dentro de suas pastas, cada um direcionado para aquela categoria ou tema. Cada pin pode ter uma imagem, vídeo, link e uma descrição.

Repin: Acontece quando um usuário salva um pin de outro usuário ou marca na sua própria pasta.

Feed: É igual nas outras redes sociais, ou seja, vários conteúdos de outros usuários e de pastas que o usuário segue.

Por que usar o Pinterest para a sua empresa?

Muitas empresas acabam ignorando o Pinterest por causa do seu visual. Mas, essa rede social está se tornando cada vez mais interessante para os negócios.

O Pinterest não é uma rede social comum. Além do grande crescimento que vem tendo, os usuários a adoram e ela se torna um excelente canal de marketing para as empresas divulgarem seus produtos e serviços com imagens atraentes, vídeos bem editados e infográficos divertidos.

Com essas estratégias, é possível fazer crescer o número de seguidores da sua empresa, aumentar a exposição da sua marca e direcionar o tráfego para o seu site, por exemplo. Além de outras vantagens, como:

Manter a sua marca mais presente na internet:

Personalize a sua conta no Pinterest com seu logo, uma descrição interessante e completa do seu negócio e o link do seu site.

Aumentar o tráfego para o site da sua empresa:

O Pinterest é um dos melhores caminhos para direcionar o público para o seu site. Ele permite que você inclua um link em cada pin que publicar. E o melhor: os usuários já estão acostumados a clicar em link e serem direcionados para páginas fora da rede social.

Converter os usuários em clientes da sua empresa:

O Pinterest reduz o caminho entre o primeiro contato do usuário com a sua marca e a compra. Ou seja, os visitantes tornam-se leads mais rápido do que em qualquer outra rede social. Isso acontece pois os usuários da rede social a usam já na intenção de comprar algo.

Promover a sua marca gratuitamente

Por ser um grande catálogo virtual com referências, é no Pinterest que a sua marca pode aparecer para se aproximar do público, se promover e influenciar as decisões de compra dos usuários.

PINTEREST PARA EMPRESAS

Com o aumento das empresas utilizando a plataforma para melhorar os seus negócios, o Pinterest desenvolveu funcionalidades exclusivas para negócios, como a conta business e as ferramentas de mensuração, por exemplo.

Como criar a sua conta corporativa

Agora, você vai aprender como criar a sua conta corporativa no Pinterest para colocar em prática as suas estratégias de marketing.

– Primeiro acesse o site do Pinterest e selecione “Criar uma conta comercial”

– Depois, preencha seu e-mail, crie uma senha, coloque o nome da sua empresa e selecione a categoria em que seu negócio se encaixa

– Não se esqueça de ler os termos e condições e depois, clique em “Criar conta”.

– Faça o login e comece a personalizar a sua conta para que o perfil da sua empresa seja confiável e atraente.

– Clique em “Configurações” e selecione “Perfil” para fazer o upload do logo da sua empresa. Preencha o campo “Sobre” com informações importantes e inclua a localização da sua empresa. Clique em “Salvar configurações”.

– Agora, o passo mais importante: CONFIRMAR O SEU SITE! Coloque o link do seu site no seu perfil para que os usuários possam ser direcionados para lá. Para fazer isso, vá até “Configurações” e clique em “Confirmar site”. Copie e cole a URL dele e clique em “Finalizar”.

Pronto! Seu perfil está personalizado e pronto para ser usado.

USANDO OS BOTÕES DO PINTEREST PARA SUA EMPRESA

Agora que você já sabe como criar e personalizar a sua conta corporativa no Pinterest, é hora de conhecer os principais recursos:

BOTÃO SALVAR PARA SITES:

É um botão que você pode instalar diretamente no seu site para aparecer em todas as imagens e vídeos que você publicar lá. Assim, os usuários podem clicar nele e salvar tudo diretamente nas pastas do Pinterest. Essa é uma maneira de alimentar a rede social com posts da sua marca organicamente, já que eles podem salvar as imagens da plataforma diretamente do seu site.

PINS AVANÇADOS (RICH PINS)

São pins que trazem informações mais ricas sobre as imagens ou vídeos postados. São informações extras, que vão além do título, legenda e links. Eles são gratuitos e disponíveis apenas para contas business, sendo de 4 tipos:

  • Produto: incluem preço, disponibilidade em tempo real e link de compra;
  • Receita: informam ingredientes, tempo de cozimento e porções;
  • Artigo: mostram título, autor e um trecho do texto;
  • Aplicativo: incluem um botão para instalar.
SHOP THE LOOK

É uma maneira que o Pinterest encontrou de facilitar a compra. Com esse recurso, o usuário pode clicar diretamente na imagem do produto e ser direcionado para o link de compra. Os pins que possuem o Shop The Look possuem bolinhas brancas que identificam os produtos que estão a venda.

PINCODE

É um código customizado, tipo um QR Code que carrega as informações sobre o perfil ou uma pasta da sua empresa. O Pincode pode ser usado em materiais impressos e qualquer usuário pode criar um ao clicar sobre a foto do perfil e baixá-lo.

PINTEREST LENS

É uma ferramenta chamada de “Busca pela Câmera” que permite que o usuário busque na rede os objetos que encontra no mundo real. Assim, se alguém tem algum produto seu e um amigo, conhecido, parente quer um igual, é só apontar a câmera pelo Pinterest Lens e ele será direcionado para o perfil da sua empresa.

Como fazer marketing no Pinterest + DICAS

Com esses recursos disponibilizados para as contas business no Pinterest, fica mais fácil para as empresas atingirem os objetivos das estratégias de marketing digital.

E, como qualquer estratégia, no Pinterest também é preciso um planejamento. Por isso, quando você for usar a rede social como ferramenta para as suas ações, pense: 

Quais são os seus objetivos ao utilizá-la?
Quem serão os responsáveis pelas publicações e interações?
Quantos pins serão produzidos? E quando serão publicados?
Quem medirá os resultados?

Respondendo essas perguntas, é hora de se jogar na rede social. Lembre-se do que sempre falamos aqui no blog: tenha a sua persona em mente! É preciso identificar o público com quem vai conversar. Seus interesses, dores e comportamentos. Assim, fica mais fácil direcionar a linguagem e os assuntos nos conteúdos publicados.

Apele sempre para o visual e coloque muita criatividade nas suas publicações. Além disso, manter a constância delas é garantir a interação dos usuários, pois, sempre que você publica um pin novo, seus seguidores ficam sabendo. Por isso, teste a melhor periodicidade para a sua marca.

DICAS

Faça busca de palavras-chave para saber o que o seu público-alvo está pesquisando no Pinterest.

Use diferentes tipos de anúncios para superar as expectativas dos usuários. O Pinterest tem várias opções de anúncios para ajudar na sua estratégia.

Faça diferentes tipos de campanhas como: reconhecimento de marca, de engajamento ou tráfego para site, por exemplo.

Segmente seus anúncios para as pessoas com bases em seus interesses.

Crie uma pasta para mostrar os seus produtos. Seja inspirador para os usuários e certifique-se de que todos os pins possuem descrição e o link para o site.

Por fim, você viu que o Pinterest vai além de uma rede social fofa. Quando utilizada nas estratégias de marketing digital, ela pode aumentar o engajamento e o tráfego do seu site.

Aproveite os recursos disponíveis na plataforma que são focados nos negócios e leve a sua empresa para a rede social. Ela é interessante para quem quer conquistar uma audiência e se destacar no mercado.

Não dá pra ficar de fora e perder vendas, né?

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