Como a tecnologia vai otimizar ações de marketing e facilitar o trabalho da sua equipe.
Certamente, o uso de softwares, sistemas e outras tecnologias com automação de marketing possibilitam personalizar o relacionamento da sua empresa para com o público, gerando mais vendas e lucro. Essas ferramentas reduzem o trabalho manual da equipe de marketing, diminuem o tempo gasto em cada tarefa e aumentam a eficiência do trabalho em geral.
Com essas ferramentas é possível trabalhar, por exemplo:
- Agendamentos nas mídias sociais;
- Disparar e-mails marketing;
- Gerar leads mais qualificados;
- Criar Call To Action, que são chamadas de ações para atrair a atenção do leitor;
- Criar Landing Pages;
- Integrar as ferramentas com o CRM da sua empresa;
- Analisar e acompanhar os resultados.
Mas, para ter uma automação de sucesso, algumas dicas devem ser levadas em consideração:
Como escolher a melhor ferramenta de automação de marketing para a sua empresa?
Agora que você já sabe para que serve a automação e as dicas de como ter sucesso ao utilizá-la, é o momento de escolher a ferramenta que mais se adapta ao seu negócio e ao que você precisa. Em primeiro lugar, pesquise quais são as melhores opções e use todos os testes gratuitos que oferecem.
Enquanto isso, tenha em mente que cada ferramenta possui suas funcionalidades e são elas que vão facilitar o seu dia a dia. Por isso, quando for contratar, verifique se estão de acordo com o que você precisa. Opte por ferramentas intuitivas e práticas, com suporte técnico e treinamento de equipe, afinal a intenção é facilitar o seu trabalho.
Além disso, para aumentar o desempenho, pesquise por ferramentas que possibilitam a customização e personalização de suas funcionalidades são uma boa escolha. Assim, você consegue transmitir o perfil da sua empresa em tudo o que disparar.
E, acima de tudo, não se esqueça de escolher uma ferramenta que se integre ao seu sistema CRM e que possibilite a integração com outros sistemas. Assim, você conseguirá ter uma análise geral e produzir relatórios internos da sua empresa e da campanha.
Conheça algumas ferramentas de automação de marketing.
Se você não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas de ferramenta de automação:
- RD Station: Desenvolvido pela empresa Resultados Digitais, é uma ferramenta de automação de marketing que permite criação de fluxo de e-mail marketing, otimização de conteúdo, criação de landing pages, gestão de mídias sociais, montar estratégias e acompanhar os resultados.
- Leadlovers: Na mesma linha, no Leadlovers você encontra todos os recursos necessários para a sua estratégia. Eles possuem ferramentas como encurtador de URL’s, SMS Marketing, Máquina Messenger para conversar com potenciais clientes pelo Facebook, entre outras funcionalidades.
- HubSpot: É uma das plataformas mais completas em automação de marketing. Através dela é possível gerenciar leads, divulgar em redes sociais e gerar resultados e métricas. Além disso, é possível controlar blogs, sites, campanhas e criar fluxos de e-mail marketing.
- LAHAR: Conhecida por sempre inovar, oferece mais facilidade e otimização para seus usuários. Além de permitir a customização total da ferramenta, é possível montar, de forma fácil, os e-mails para os fluxos de automação, editar landing pages, pontuar leads, entre outras funcionalidades.
- Autopilot: Assim como as outras, a Autopilot permite automatizar os e-mails marketing e a nutrição de leads. Seu diferencial é o monitoramento da jornada de compra dos potenciais clientes pelo funil de vendas, o que garante melhores estratégias para qualificá-los.
- MailChimp: Como já citado, muitas ferramentas utilizam automação de e-mail marketing por ser uma campanha que causa muito impacto nos leads. A MailChimp foca no fluxo de e-mails marketing e nutrição dos leads. Além disso, permite integração com redes sociais e criação de anúncios.
Por fim você percebeu como a automação de marketing possibilita conhecer melhor os seus processos, pôr as estratégias em prática de maneira eficiente e impactar o seu público alvo de modo certeiro.
Por isso, escolha a ferramenta com melhor custo benefício para a sua empresa, veja quais são as suas funcionalidades e se elas realmente suprem as suas necessidades e alcance o sucesso. Depois disso, é só manter o trabalho constante, sempre otimizando o que for preciso e garantir os resultados esperados.