Experiência de Conteúdo

Experiência de Conteúdo para clientes mais satisfeitos.

Promover uma ótima experiência para ter ótimos resultados.

Um aspecto fundamental nas estratégias de marketing é a experiência de conteúdo.

É preciso sempre lembrar que o usuário está vivendo uma experiência e, por isso, precisa se sentir satisfeito com o que o conteúdo entrega. A satisfação pode vir a partir da aprendizagem de algo novo, uma informação relevante, um gatilho que leva a uma decisão etc.

O que é?

O nome é bem autoexplicativo: é a experiência que o seu público tem ao ser impactado pelos conteúdos da sua marca, independente do formato e da plataforma que esteja localizado.

E, já que é a experiência que chega até o seu público, ele deve se sentir e comportar de acordo com o que o seu conteúdo entrega. E são vários detalhes que afetam esse sentimento e ditam como as pessoas vão interagir com a sua marca e passar de prospects para clientes.

Como garantir uma boa experiência para o público?

Para que toda a jornada de compra do potencial cliente seja satisfatória e pareça o mais natural possível, é preciso se colocar no lugar dele. Imaginar como será a experiência do público quando interagir com o conteúdo.

Faça perguntas como:

– Está sendo bom?
– É divertido?
– Ensina algo?
– Está ajudando?

Dependendo das respostas, a estratégia segue ou é alterada para que todas se voltem para “sim”. Por isso, é fundamental conhecer seu público para direcionar essa estratégia. Cada um tem comportamento e linguagem diferente. Lá no nosso Instagram, tem várias dicas sobre conteúdos e linguagem para cada tipo de público. Vale a sua visita no @gopolisenso.

Sendo assim, é preciso definir melhor o que publicar, quando, como e através de qual canal. Se quiser conhecer mais sobre os canais de comunicação, aqui explicamos tudo sobre eles.

Para o seu conteúdo ser um sucesso em experiência

  1. Escolha bem onde será inserido e sua estrutura: O ditado “a primeira impressão é a que fica” nunca coube tão bem como aqui. O ambiente ou plataforma onde o seu conteúdo se encontra deve ser pensado para a experiência do usuário. Será dessa maneira que ele aparecerá para o público.
  2. Use diversos formatos: Será através do conteúdo que a audiência interagirá com a sua empresa. Por isso, utilize diferentes canais e formatos durante a sua estratégia. Cada formato tem seus suas forças e fraquezas e, ao utilizar vários, você alcança todos os tipos de público. “Linke” um conteúdo a outro, fazendo deles parte de um todo em uma mesma experiência.
  3. É preciso ter qualidade: Assim, sua marca terá autoridade sobre o assunto, podendo até se tornar referência.
  4. Deve causar impacto: Para que o público seja influenciado a ter alguma ação. É aqui que entram os famosos CTA’s – os “call-to-action”.
  5. Conecte-se e interaja com o público: Criar conteúdos personalizados permite uma experiência única e aumenta o engajamento, principalmente quando eles são interativos como quizzes e infográficos, por exemplo.

O pós-pandemia

Com o mundo digital crescendo cada vez mais, principalmente por conta da pandemia do novo corovírus, as experiências de conteúdo online serão importantíssimas para o reconhecimento das marcas e captação de novos clientes.

Por isso, empresas estão recorrendo ao marketing de conteúdo como uma estratégia alternativa para manter o engajamento do público.

Em tempos de crise, seja ela qual for, é preciso fazer com que a marca seja vista de maneira mais “humana”, sem anúncios de promoções ou vendas de produtos. Pensar em um reposicionamento de marca junto com a experiência de conteúdo é uma ação válida para manter a credibilidade.

Para resumir, a experiência de conteúdo acontece a partir do contato do usuário com o que você envia para ele. Essa experiência tem um impacto nas ações tomadas pelo público. E, se for positiva, o resultado é mais exposição para a marca, mais conversões em vendas e clientes mais satisfeitos.

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