reels e tiktok

Reels e TikTok: como usar no para o seu negócio

Saiba mais sobre as plataformas para ter uma melhor performance nas redes sociais.  

Com as pessoas ficando mais em casa, o Instagram Reels e o TikTok transformaram as redes sociais e o comportamento dos usuários.

Por isso, conhecer as principais diferenças entre essas duas ferramentas permitirá que você decida como e quando aproveitar o conteúdo delas para o seu negócio.

Veja, agora, quais são essas diferenças e como usar cada uma delas.

O que são Reels e TikTok?

Primeiramente, o TikTok é uma rede social de aplicativo fundada em 2017, onde os usuários criam e compartilham vídeos curtos com humor, dança ou dublagem. Ele permite que você junte vários vídeos e imagens e componha um vídeo totalmente editado.

O Brasil, por exemplo, foi um dos primeiros países a testarem o Reels do Instagram em 2020. A ferramenta faz parte do aplicativo e tem basicamente as mesmas funções do TikTok.

Como usar as ferramentas

Antes de mais nada, você deve saber que tanto o Reels quanto o TikTok permitem que os usuários criem vídeos curtos e na vertical.

O Reels permite adicionar músicas, filtros, timers, criar transações e aumentar a velocidade da gravação, além da edição direta dentro do aplicativo. Ou seja, você pode selecionar a música e o vídeo (ou gravar na hora) que queira usar e adicionar textos e stickers presentes na ferramente. Além disso, você pode compartilhar o seu vídeo apenas no Stories, ou também pode fazer aparecer no seu feed.

Por outro lado, o TikTok, pioneiro no formato, além dessas opções, oferece várias categorias de transições de vídeo para os criadores. Além disso, o TikTok oferece formatos pré-estabelecidos para incentivar conteúdos diferentes.

Assim como o IGTV, o Reels tem sua própria aba Explorar dentro do Instagram, assim como a página “Para Você” do TikTok, que mostra os

DICAS PARA OS SEUS VÍDEOS NO REELS E TIKTOK

  1. Produza conteúdo humanizado, sem muitas edições, de forma mais direta;
  2. Compartilhe conteúdo educativo, em forma de dicas ou tutoriais, por exemplo;
  3. Use hashtags em alta e sons e músicas das próprias plataformas;
  4. Conheça o que está em alta e se inspire nas trends e challenges;
  5. Foque na estratégia;
  6. Faça parceria com influenciadores;
  7. Evite produções exageradas;
  8. Use o viral a seu favor.

Reels x TikTok

Conheça agora as diferenças entre o Reels do Instagram e o TikTok

TEMPO DE VÍDEO: Os vídeos do Reels têm limite de até 30 segundos de duração. Já no TikTok, a gravação pode ter entre 15 e 60 segundos.

MÚSICA: Enquanto alguns usuários com perfil business não conseguem adicionar músicas em seus vídeos diretamente no Reels, tendo que pré-editar as gravações, o TikTok libera a biblioteca de músicas para todos os usuários.

BAIXAR VÍDEOS: O Reels ainda não permite que você baixe os vídeos de outras pessoas, apenas os seus e sem música. Já no TikTok, você pode baixar o vídeo de qualquer usuário, que continua com música e, também, o logo do aplicativo.

FAIXA ETÁRIA: Pelo formato das ferramentas, o público é diferente. No Reels, por fazer parte do Instagram, aplicativo já conhecido, você atinge públicos mais amplos. Já no TikTok, atrai usuários mais jovens.

As vantagens de usar Reels e TikTok no seu negócio.

VANTAGENS REELS:

É um recurso que permite criar conteúdos que mostrem a personalidade do seu negócio, com autenticidade. Não é tão sem estrutura, como os Stories, mas, não é tão profissional quanto o IGTV. Chega a ser um meio termo.

Além disso, ele tem a capacidade de ajudar a aumentar seus seguidores de forma orgânica no Instagram, aproximar as pessoas da sua marca e expandir o alcance do seu negócio no aplicativo.

É por isso que marcas, empresas e criadores de conteúdo usam essa ferramenta para aumentar seu engajamento.

Agora, a principal vantagem do Reels é pertencer a uma plataforma que a maioria das marcas e empresas já usam, inclusive você. Sendo assim, o seu público já está lá pronto para ser engajado. Por isso, a única coisa que você precisa fazer é integras o Reels à sua estratégia de marketing digital. Outro ponto positivo é que os usuários do Instagram são bem mais amplos e com idades variadas, algo que você deve levar em conta dependendo de qual segmento quer atingir.

VANTAGENS TIKTOK:

É um aplicativo que permite alcançar popularidade em massa, além de ser uma excelente maneira de se conectar com um público mais jovem. E, mesmo que você não queira alcançar a geração Z ou Millenials, leve em conta que esse público vai crescer junto com o TikTok, assim como o público do Instagram cresceu com o aplicativo. Assim, conforme a rede social cresce, ganha mais usuários a cada dia.

O TikTok possui muitas oportunidades para você fazer a publicidade do seu negócio. Você pode usar anúncios in-feed, que possuem um selo “patrocinado” quando aparecem no “Para Você”. Usar influencers e celebridades do aplicativo também é uma maneira de alavancar suas campanhas na rede social.

A principal vantagem do TikTok é poder engajar com essa próxima geração de usuários que está mais interessada em ver conteúdos mais autênticos e sem muita produção.

Por fim, depois de conhecer as diferenças e benefícios de cada plataforma, pense em como você pode maximizar o impacto do seu negócio.

Lembre-se que ambas têm o seu valor e você deve escolher qual atende mais as necessidades do seu negócio. Uma dica é testar as duas ferramentas.

Veja quais conteúdos são virais e que se encaixariam ao seu negócio. Não se esqueça de usar as hashtags que estão em alta e quais vídeos aparecem mais para as pessoas.

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