Hashtags_

Hashtags: o que são e como usá-las corretamente.

Saiba mais sobre as famosas #’s e como elas podem aumentar suas visualizações e engajamento nas redes sociais.     

Apesar de serem muito famosas na internet, algumas pessoas ainda têm dúvidas de como usar as hashtags de maneira correta.

As cerquilhas ou jogo da velha ganharam notoriedade no Twitter e vem crescendo e tendo cada vez mais importância nos conteúdos em todas as redes sociais.

Então, descubra agora o que são as hashtags e como e para que servem.

O que são as hashtags?

Hashtags são termos associados a assuntos que podem ser pesquisados nas redes sociais ao inserir o símbolo da cerquilha (#) antes da palavra, frase ou expressão. Dessa forma, a combinação # + termo se transforma em um hiperlink que leva à uma página com outras publicações relacionadas.

Ou seja, seu uso permite que outros conteúdos com a mesma temática sejam mais facilmente encontrados nas redes sociais.

Como funcionam

As hashtags funcionam como uma forma de organizar conteúdos de mesmo assunto na internet. Ou seja, elas são utilizadas para agrupar e identificar conteúdos por temas.

Por isso, quando você publica algo usando uma hashtag, ela contextualiza a sua publicação. Ao clicá-las, você pode ver quais as categorias de assunto e o que outras pessoas estão falando a respeito.

COMO USAR UMA #?

Quando você for usar uma hashtag nas redes sociais é preciso colocar o # antes da palavra, frase ou expressão. Lembre-se: não use espaços ou acentos nas palavras.

Escreva frases curtas para que não seja uma hashtag difícil de ser utilizada.

Vantagens de usar hashtags nas redes sociais

As hashtags são ferramentas que ajudam muito no engajamento dos usuários das redes sociais com o seu perfil. Elas fazem com que outras pessoas, que não te seguem, encontrem seus posts.

Além disso, ajudam a ampliar a visibilidade do conteúdo e atrair possíveis clientes mais qualificados, já que são interessados no seu tema.

É possível, também, segui-las, o que pode aumentar ainda mais o engajamento dos usuários com os posts que as usam corretamente.

Você pode usar as hashtags nas suas estratégias de marketing digital e na construção de campanhas para aumentar a visibilidade da sua marca.

Dicas de como usá-las nas redes sociais

E para te ajudar a usar as hashtags corretamente, nós separamos uma lista com dicas do que fazer ou não com elas nas redes sociais. Olha só:

  1. Não use muitas hashtags nas suas legendas. De 7 a 12 já é um ótimo número;
  2. Use as que estão em alta para que o seu conteúdo seja mais visto;
  3. Não use muitas palavras juntas ou forme frases longas na criação das #’s;
  4. Escolha termos que sejam coerentes com o assunto do post;
  5. #não #coloque #uma #hashtag #em #cada #palavra #da #frase;
  6. Use sites e ferramentas disponíveis na internet para ter ideias de hashtags;
  7. Preste muita atenção na ortografia;
  8. Crie hashtags para a sua empresa, marca ou evento;
  9. Inclua hashtags genéricas sobre o seu segmento para ampliar o alcance;
  10. Olhe o que a sua concorrência está usando;
  11. Pesquise as hashtags certas para cada rede social;
  12. NÃO USE HASHTAGS PROIBIDAS E EVITE O SHADOWBAN.

O temido Shadowban

O Shadowban é uma punição que o Instagram aplica em perfis que utilizam hashtags que violam seus termos de uso.

Funciona da seguinte forma: o Instagram bloqueia os conteúdos do usuário, ou seja, eles não apareceram na ferramenta de pesquisa e na linha do tempo dos seguidores.

Sendo assim, o perfil continua ativa, porém parado. As publicações ficam escondidas e o conteúdo não aparece nem com as outras hashtags. Ou seja, a conta punida pelo Shadowban perde alcance e engajamento.

Veja a lista de #’s punidas pelo Instagram em 2021 e fique atento às novas atualizações:

Hashtags proibidas 2021 - parte 01
Hastags proibidas 2021 - parte 2

Por fim, você viu que, para que o seu conteúdo se espalhe e viralize nas redes sociais, as hashtags são uma estratégia inteligente para impactar cada vez mais pessoas.

Elas são excelentes ferramentas para você que produz conteúdo e precisa de público e engajamento, por exemplo.

Então, pesquise sobre as hashtags que são essenciais para o seu negócio e use-as corretamente.