marketing de relacionamento

O que é marketing de relacionamento e como ele te ajuda a fidelizar clientes?

Nunca se esqueça: o ser humano é movido por socialização. E a razão pra isso é simples, nos sentimos valorizados quando somos ouvidos! Nossos amigos e amores são uma prova disso. Mas engana-se quem pensa que os vínculos terminam por aí. Você, sua empresa, não só podem, como devem criar vínculos com o seu público-alvo. Afinal, não basta só vender, é preciso gerar valor, confiança. E o Marketing de Relacionamento pode te ajudar! Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura.

O que é Marketing de Relacionamento?

Sim, existe uma área dentro do marketing focada especialmente em relacionamento. Da mesma maneira que também existe o marketing de conteúdo, de produto, endomarketing, dentre tantos outros. 

E qual a finalidade central do Marketing de Relacionamento? Te auxiliar com a fidelização de clientes. Porque convenhamos, você sabe o quanto o mercado está cada vez mais competitivo, certo? Por isso, seu objetivo não deve se restringir apenas a fazer seu cliente comprar de você, mas sim permanecer comprando.

Hoje, por exemplo, você tem convicção o suficiente para dizer que possui clientes que são fiéis à sua marca? É importante você ter em mente, o quanto antes, que marketing é muito mais do que só comprar um produto ou serviço

Por que é importante investir em Marketing de Relacionamento?

Quer entender na prática a importância do Marketing de Relacionamento? Acompanhe a seguir uma situação: 

Maria e Paulo estão conversando em uma lanchonete. Papo vai, papo vem, Maria diz a Paulo: “nossa, precisava tanto comprar um tênis de corrida, mas não sei onde ir.” E então Paulo responde: “eu tenho uma super loja para te indicar! Vou lá sempre que preciso. O preço é ótimo, o atendimento excepcional e ainda ganho descontos para as minhas próximas compras.”

O que podemos tirar de conclusão dessa conversa? Que a tal loja que Paulo conhece e que indicou para Maria, realiza um conjunto de estratégias que visam um relacionamento positivo com os seus clientes. E o que a loja ganha com isso? Não só a fidelização de Paulo como também a disseminação da marca através da indicação

Imagina alguém indicar o seu serviço sem você precisar gastar nada com isso? Pois é, o Marketing de Relacionamento te oferece essa realidade! E você sabe, propaganda boca a boca é a melhor métrica que um negócio pode ter. Já que ela pode ser a responsável por cerca de 50% de todas as decisões do consumidor.

Garantir que o seu cliente se sinta uma peça fundamental dentro dessa relação comercial que você deseja estabelecer é fundamental. Mas como despertar esse sentimento de pertencimento, de valor, de confiança para o seu público-alvo? 

Ações para incorporar o Marketing de Relacionamento na sua estratégia

Sua marca é humanizada? Você se preocupa com o pós-venda? Seus funcionários são treinados para refletir a personalidade do seu negócio? Sua entrega é rápida? 

Todas as suas ações de melhoria devem ter como direcionamento os seus clientes! Lembre-se, a primeira impressão é a que fica. Logo, desde o primeiro momento é imprescindível que seu negócio cause uma boa impressão. 

Contudo, é preciso ter foco não só na prospecção, como também na criação de autoridade, bem como na visibilidade da marca! E pensou em Marketing de Relacionamento, pensou em Marketing de Conteúdo. Tendo em vista que é a partir de personalização que é possível oferecer uma experiência gratificante aos seus clientes. Principalmente quando falamos em estratégias de branding para criar conexões e gerar encantamento.

Checklist das ações que você precisa precisa passar a aplicar o quanto antes

  • Trabalho de identificação do cliente: Ter pleno conhecimento de quem é o seu público, suas dores, necessidades e anseios. Uma vez que assim você poderá acertar em cheio com conteúdos de valor. Para isso, segmentar seu público pode ser uma boa pedida.
  • Treinar sua equipe de atendimento: seus funcionários são reflexo da sua empresa. Por isso, garanta que a interação funcionário-cliente ocorra de maneira clara, assertiva e objetiva sem deixar de ser afável. 
  • Ser ativo nas redes sociais: inbound, outbound, e-mail marketing, SEO, todas essas estratégias digitais podem ser a alavanca do seu sucesso. Seus potenciais clientes estão na internet. Logo, é crucial ser constante e marcar presença para ser possível estar no imaginário do seu público.  
  • Criar ações que incentivem o retorno: seja através de cupons de desconto, parabenizar o seu cliente em datas especiais, realizar programas de bonificação, dentre outras ações.
  • Monitorar resultados: seja sistemático! Fique atento com todas as suas ações e veja quais estão dando certo para o seu negócio. De pouquinho a pouquinho você começará a ver os bons frutos acontecendo.

Ninguém disse que seria fácil fidelizar clientes, mas todo esforço tem uma recompensa. Investir em Marketing de Relacionamento não só vai turbinar as suas vendas como também vai estreitar sua relação com o seu público. 

E aí, pronto para fazer história, ser marcante e fazer com que seus clientes te vejam para além de uma simples marca? O início do seu novo posicionamento frente ao seu mercado consumidor começa agora!    

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