produção de conteúdo para instagram ads

Saiba o que você precisa fazer antes de investir em Instagram Ads!

“Colocar a carroça na frente dos bois”. Você já ouviu essa expressão? Será que você tem feito isso quando o assunto é divulgar sua marca nas redes sociais? Especialmente no Instagram? Um bom entendedor de Marketing Digital sabe que hoje em dia não dá para abrir mão do Instagram Ads. No entanto, será que só investir em impulsionamento de posts já basta para aumentar o reconhecimento e autoridade de uma marca nesta rede social? Definitivamente não. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Sobre o Instagram Ads

É isso mesmo! Você não pode simplesmente munir esforços para só investir em Instagram Ads achando que a plataforma, sozinha, vai te garantir todos os resultados que você anseia. Não é assim que o Instagram funciona. Ou melhor dizendo, que os usuários funcionam. 

Claro que você precisa trabalhar com o Instagram Ads ao seu lado. É ele que vai te ajudar a aumentar o alcance dos seus posts e a promover a sua marca.  Mas antes disso é preciso focar no CONTEÚDO das suas publicações. Você se preocupa com isso? Afinal, não é simplesmente soltar um post qualquer no seu perfil e pronto. É preciso gerar valor e relevância para o seu público. Bem como conseguir reter a atenção dos seus seguidores de maneira humana. E sim, isso é um baita desafio! Ainda mais quando praticamente vem sendo cada vez mais difícil conseguir atrair o público que desejamos. Mas desistir jamais pode ser uma opção, sabe por quê?

A importância de gerar conteúdos de valor para a sua audiência

Sendo assim, a menos que você queira ceder espaço para a sua concorrência ou abrir mão de um canal que pode te oferecer novos leads, novos seguidores ou novos clientes para o seu negócio, você precisa estar ativo no Instagram. Aqui, ser visto para ser lembrado deve ser o seu mantra. Por isso que constâncias nas publicações é fundamental. É preciso nadar a favor do algoritmo do Instagram! 

7 dicas de conteúdos que vão bombar para o seu Instagram Ads

Pro Instagram Ads gerar resultados mensuráveis para você, seja aumento no engajamento, número de seguidores, autoridade no segmento ou mesmo conversão de vendas, alguns estilos de conteúdos não podem faltar no seu calendário de produção. Os principais nós trouxemos abaixo:

1. Divulgar promoções

Melhor estilo de conteúdo para quem quer obter resultados consideráveis em curto prazo. Apostar em brindes, sorteios, promoções é sempre uma boa. Porque faz com que mais pessoas conheçam o seu perfil e aumente o seu número de seguidores. No entanto, é preciso muito cuidado! Fazer divulgações sem uma estratégia pode ser um tiro no pé. Afinal, atrair um público que não é relevante para o seu segmento não vai aumentar suas conversões. Na verdade, muito pelo contrário.

2. Mostrar os bastidores

Trazer pro seu público o “por detrás da câmera”, além de ser um conteúdo irreverente, informal, também te auxilia a aumentar a fidelidade com os seus seguidores. Uma vez que você mostra que não há segredos envolvendo seu produto ou serviço. É como se você desse a oportunidade de quem te acompanha fazer parte do processo. Como se, de alguma forma, o seguidor também fizesse parte do seu time. Isso garante, principalmente, a eliminação de possíveis objeções. O que colabora para a tomada de decisão do seu potencial cliente. 

3. Abusar da interatividade

Enquetes, caixinhas de perguntas, convidar para conversar no direct… as pessoas adoram se sentir valorizadas. Portanto, sempre que houver a ocasião, peça a opinião dos seus seguidores para algo. Investir nesses estilos de conteúdos para os seus stories movimenta muito o seu perfil. Trazer joguinhos, dinâmicas, animações também é uma boa pelo mesmo motivo.  

4. Compartilhar depoimentos 

Quer uma prova social melhor do que outras pessoas indicando uma marca? Essas pessoas são, literalmente, a prova viva de que não há riscos de se tornar cliente daquela empresa. Isto é, há provas, evidências, que tudo funciona de acordo com os conformes. Isso possibilita o aumento da autoridade, bem como fazer os seguidores entenderem com mais clareza o funcionamento do seu negócio. 

5. Fazer tutoriais

É muito mais fácil e prático acompanhar vídeos mostrando, na prática, o funcionamento de algo, do que simplesmente ler um manual. E tutoriais vão bem na veia de solucionar a dor que o seu possível cliente pode estar passando. Imagina só ser relevante ao ponto de sanar, em poucos minutos, a dificuldade do seu seguidor?

6. Conteúdos motivacionais

Pode parecer clichê, mas todo mundo, querendo ou não, gosta (e precisa) de uma dose de motivação para o seu dia. Então por que não ser você, o seu perfil, o local onde as pessoas vão se sentir mais encorajadas para enfrentar os desafios do dia a dia?

7. Storytelling

Nunca se esqueça que nós adoramos uma história. Emoção, clímax, envolvimento, empatia, trazer esses aspectos à tona relacionando com o seu produto ou serviço é uma estratégia matadora. Coca-Cola e Always estão aí pra provar o quanto essa técnica funciona. Você pode saber mais sobre o storytelling acessando nosso blog. Basta clicar aqui.

Quais ferramentas podem te ajudar durante a produção de conteúdo

  • Canva: Você pode encontrar o Canva tanto na versão web quanto em aplicativo. Ele te ajuda a criar suas artes de maneira mais simples, rápida e prática. Ele é bem intuitivo e é uma ótima ferramenta para quem não domina programas como o Photoshop. Com os próprios templates já prontos, desde arte para feed, stories, dentre outros formatos, você adapta de acordo com a sua necessidade! 

  • PicMonkey: App destinado para a edição de imagens. Até porque, uma arte bem trabalhada, com efeitos, que destacam algum ponto para chamar a atenção do usuário, geram mais resultados do que uma foto “crua” do seu trabalho/serviço.  

  • Mojo:  Também é um app, mas voltado para a criação de vídeos para stories. Semelhante ao Canva, ele fornece algumas bases já prontas e você adapta de acordo com a sua preferência. É possível colocar música, elementos gráficos, fotos e escritos de maneira mais dinâmica. O que acaba contribuindo para uma maior retenção do público.   

  • Google Trend: Já pensou se existisse uma forma de descobrir o que as pessoas andam buscando no Google? Pois bem, essa possibilidade existe! Com o Google Trend você consegue visualizar quais as principais buscas dos usuários na web. Isso te ajuda a ter insights de conteúdos.   

  • Músicas para Reels: Reels é a onda do momento. Como é uma das mais recentes ferramentas do Instagram, o algoritmo da plataforma faz questão que conteúdos com esse formato alcancem mais pessoas. Logo, usá-lo é garantia de mais visibilidade para a sua marca. Mas para um reels viralizar, um fator crucial é a escolha da música. Você pode usar o Tokboard para ver quais estão bombando no momento.     

Depois desse artigo você nunca mais vai colocar a carroça na frente dos bois! Ser estratégico é dar atenção em todas as etapas do processo. E agora você tem a faca e o queijo na mão para seu Instagram Ads alavancar e te trazer métricas relevantes.

Quer saber mais sobre Marketing? Que tal dar uma lida sobre o que é Marketing de Relacionamento para te ajudar com mais insights para a produção dos seus conteúdos? Basta clicar aqui.