o que é o golden circle

Conheça a importância do Golden Circle e veja como ele te ajuda a vender mais

“As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz.” É com essa citação de Simon Sinek, escritor, palestrante e especialista em liderança que iniciamos o nosso artigo de hoje. O intuito primordial com este texto é te fazer refletir sobre suas ações e posicionamentos atuais. Você já parou para pensar que suas vendas podem estar no limbo por uma atitude que você próprio está perpetuando? Te convidamos a saber mais sobre o que é o Golden Circle e porque você deve aplicá-lo não só como uma metodologia, mas como uma cultura para o seu negócio! Confira:

O que é o Golden Circle

Por qual razão você abriu o negócio que você tem hoje? Não, não se limite a responder “para ganhar dinheiro”. Se esse é o seu propósito, então está explicado o porquê das suas vendas estarem estagnadas. 

Claro que a ideia de crescer economicamente e profissionalmente devem fazer parte das suas aspirações como empreendedor. No entanto, isso não deve ser seu motivador. A cereja do bolo precisa ser algo profundo, emocional, relevante. Tanto para você quanto para o público que te acompanha. E pra isso acontecer você precisa deixar de focar no superficial, no raso. É preciso mergulhar o mais fundo que você puder para alcançar verdadeiramente o motivo que te faz fazer o que você faz. E o Golden Circle, também conhecido como Círculo Dourado, pode ser seu guia nessa empreitada. 

Encare-o como um alvo com três círculos. Seu objetivo é obter respostas. Só que essas respostas precisam acontecer de dentro pra fora e não ao contrário. E é nesse processo que muitas pessoas erram. Você precisa, primeiro, saber o porquê, depois como e por fim o quê. Contudo, o que acontece hoje em dia é que donos de negócios sabem o que vendem, alguns compreendem como esse produto/serviço é vendido e pouquíssimos são os que têm convicção do porquê vendem o que vendem. 

E adivinha? O que gera impacto, reconhecimento e inspiração, é o quanto o seu público tem apreendido a razão de existir da sua empresa e não só saber o que você vende. 

Desmembrando o Círculo Dourado

A metodologia do Golden Circle foi trazida à tona por Simon Sinek. Ele, há muito tempo, serve de inspiração para empresários quando o assunto é liderança. Passou a ser ainda mais conhecido após a publicação dos livros “Comece pelo porquê” e “Por quê?: como grandes líderes inspiram ação”.

Em 2009 Sinek participou de uma palestra de Ted Talk. Na conferência ele foi bem provocativo e mostrou, de maneira bem didática, o que faz empresas como a Apple ter tanto renome e engajamento. E é aí que ele apresenta a metodologia Golden Circle. Em que o foco está justamente em encontrar o propósito de uma empresa, gerar valor e inspirar pessoas.

Você pode clicar aqui para assistir, na íntegra, a palestra de Simon Sinek. 

Confira, a seguir, as etapas do Golden Circle:

  • Parte 1: Por quê? – Why
    O que faz seu produto/serviço se diferenciar em relação à concorrência? Por que é essencial que seu negócio exista no mercado? Qual a razão da sua empresa existir? Qual o seu argumento para fazer as pessoas fecharem negócio com você?
  • Parte 2: Como? – How
    Qual deve ser a sua estratégia, o seu plano, para fazer com que seus objetivos e propósitos sejam alcançados? É essencial ter bem delimitado seus processos e métodos.
  • Parte 3: O quê? – What
    O produto final. O que propriamente irá representar o seu negócio. Vale lembrar que independente do que você ofereça, sempre haverá concorrentes, o que irá diferenciar o seu produto/serviço é a maneira como você vende.

O que faz a Apple ser líder de vendas?

Achou que era pura e unicamente sorte? Não, não! A Apple tem muito bem desenhada toda a sua estratégia de vendas. 

Vamos mostrar usando a Apple de referência, como a metodologia do Golden Circle funciona na prática. Para tanto, inicialmente, vamos mostrar duas situações de vendas e você, no seu íntimo, escolherá qual te convence mais. Veja: 

Situação 1: Venha na empresa x adquirir o seu computador! Temos excelentes formas de pagamento. Nossas máquinas são potentes, rápidas, inovadoras e com design sem igual.

Situação 2: Quer pensar de forma diferente? Fazer parte de um estilo de vida único e desafiar o status quo? Venha para a empresa y! Conheça nossos computadores e se encante com uma nova maneira de enxergar as coisas.

E aí qual das duas situações te chamou mais a atenção? Certamente o contexto 2, certo? Isso porque ele é mais envolvente, provocante, instigante. Ele te insere em um cenário.

E foi isso que diferenciou a Apple de outras marcas também fortes do mercado. Porque o que ela vende não é só um computador, mas sim a vontade de fazer parte de algo inovador, diferente do comum. 

Qual a importância de aplicar o Golden Circle para o seu negócio?

Basicamente porque o Golden Circle te ajuda a fidelizar clientes. Faz com que o seu público se engaje com a sua marca, faz com que entendam seu propósito, sua personalidade, sua razão de existir. Permite que seu público-alvo se sinta mais motivado e entusiasmado a fechar negócio com você.  

O Golden Circle te garante o impacto necessário para você não ser só mais uma empresa como qualquer outra. Essa metodologia gera identificação, permite que seus clientes em potencial façam parte de uma causa, de um grupo com as mesmas aspirações. Gera empatia.

Resumindo: 

  • Você se destaca da concorrência;
  • Fortalece a sua imagem e seu posicionamento frente ao mercado e ao público;
  • Inspira pessoas. 

Portanto, lembre-se: sucesso não é oriundo de sorte, é resultado de visão estratégica. Sobre o quanto você pode fazer a diferença na vida das pessoas. Quer vender como a Apple vende? Quer ser tão inspirador como Martin Luther King foi durante o seu discurso “I have a dream”? Então pare e reflita se o jeito que você vende hoje é a maneira mais apropriada para reter seus clientes. 

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