Veja como essa estratégia pode aumentar o reconhecimento da sua marca e suas vendas
Se você não possui um canal direto para vender os seus produtos e quer vê-los em destaque, o Trade Marketing pode ser a solução.
Com práticas bastante específicas, mas não complicadas, aplicar essa estratégia baseada na realidade da sua marca é fundamental para que ela se torne estável, visível e passe a competir no mercado.
Leia esse blog até o final e entenda o que é, como usar e as vantagens do Trade Marketing.
O que é Trade Marketing?
Antes de mais nada, você deve saber que o Trade Marketing é uma das estratégias mais antigas do marketing. O termo “trade” significa troca, sendo assim, o Trade Marketing nada mais é do que uma troca comercial.
Ela é focada diretamente nos canais de distribuição como varejos, atacados e distribuidores, trabalhando ações B2B, ou seja, de empresa para empresa. Seu principal objetivo é a exposição estratégica dos produtos nos canais de vendas. Assim, o público-alvo consegue visualizar os produtos ofertados nas prateleiras e gondolas.
Sem essa prática de posicionamento estratégico, pode ser que os produtos sejam colocados em locais ou até mesmo canais errados, e não causem impacto no consumidor.
Como funciona
O Trade Marketing trabalha a partir de dados coletados nos pontos de venda. Essas informações vêm através de ações promocionais, mix de produtos, dos próprios canais de vendas, preços, concorrentes etc.
Dessa forma, é possível analisar corretamente o que teve um bom desempenho e desenvolver estratégias específicas para a marca. Ou seja, ele é usado como uma ferramenta para entender as necessidades da sua empresa e aplicar estratégias nos pontos de vendas e chegar aos consumidores.
COMO MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE TRADE MARKETING
Primeiramente, você deve montar um plano de distribuição e logística do seu produto. Esse planejamento deve ser feito de forma a despertar o interesse de compra no ponto de venda.
Depois que os produtos foram expostos, é preciso garantir que a disposição deles está de acordo com o planejado. Por fim, é preciso uma equipe para acompanhar o desempenho dos seus produtos, monitorar o que a concorrência está fazendo, controlar as reposições, medir as vendas e, claro, pensar em como sempre melhorar as ações feitas.
DICAS DE ESTRATÉGIA
- Faça ações de samplig, ou seja, distribua amostras ou experimentações de seus produtos. É antigo, com certeza você já viu e dá muito resultado.
- Foco em merchandising na hora de expor os produtos nos canais de distribuição.
- Tenha uma embalagem de destaque para seus produtos, já que, para o Trade Marketing, o visual conta muito na estratégia.
A Importância do Trend Marketing no PDV
Muitas pesquisas apontam que a decisão por uma marca é tomada quando a pessoa está no ponto de venda. Por isso, é importante que a forma como seus produtos estão dispostos colabora no processo de compra.
Além disso, dar mais atenção para ações de merchandising, fortalecimento de marca, exposição dos produtos e planejamento estratégico faz com que o canal de distribuição tenha mais força e qualidade na hora da venda.
IMPORTANTE: é fundamental ter um bom relacionamento com os canais, para que eles também saiam ganhando. Por isso:
- Estabeleça relações de ganho mútuo com os canais de distribuição
- Conquiste a preferência deles para se tornar referência para os clientes
- Mantenha seus produtos com relevância no mercado
As vantagens do Trade Marketing
Nós falamos aqui que o principal objetivo e, consequentemente, vantagem do Trade Marketing é o aumento das vendas. Mas, não é só isso. Veja outras vantagens que essa estratégia pode proporcionar para você.
- Maior percepção e reconhecimento do público para com a sua marca e produto, mesmo que ele não os conheça. A percepção é o primeiro passo para aumentar as chances de compra, já que, a partir desse reconhecimento, seu produto entra na lista de possibilidades.
- Com uma boa exposição do seu produto e ações de marketing bem-feitas, é possível obter um domínio de mercado excelente. Ou seja, além da presença, seus produtos passam a ser escolhidos com mais frequência na hora da decisão de compra.
Por fim, você entendeu que o Trade Marketing é feito a partir de estratégia e operacionalização.
Se você tem um produto, mas não possui um espaço físico para divulgá-lo e vende-lo, faça um planejamento estratégico eficaz para os canais de distribuição e apropriado para a necessidade dos consumidores.
Para isso, analise os hábitos e preferências do seu público-alvo e defina canais de mídia e comercialização que serão úteis para a sua estratégia.