Trade Marketing

Trade Marketing como parte da divulgação de marcas e produtos

Veja como essa estratégia pode aumentar o reconhecimento da sua marca e suas vendas

Se você não possui um canal direto para vender os seus produtos e quer vê-los em destaque, o Trade Marketing pode ser a solução.

Com práticas bastante específicas, mas não complicadas, aplicar essa estratégia baseada na realidade da sua marca é fundamental para que ela se torne estável, visível e passe a competir no mercado.

Leia esse blog até o final e entenda o que é, como usar e as vantagens do Trade Marketing.

O que é Trade Marketing?

Antes de mais nada, você deve saber que o Trade Marketing é uma das estratégias mais antigas do marketing. O termo “trade” significa troca, sendo assim, o Trade Marketing nada mais é do que uma troca comercial.

Ela é focada diretamente nos canais de distribuição como varejos, atacados e distribuidores, trabalhando ações B2B, ou seja, de empresa para empresa. Seu principal objetivo é a exposição estratégica dos produtos nos canais de vendas. Assim, o público-alvo consegue visualizar os produtos ofertados nas prateleiras e gondolas.

Sem essa prática de posicionamento estratégico, pode ser que os produtos sejam colocados em locais ou até mesmo canais errados, e não causem impacto no consumidor.

Como funciona

O Trade Marketing trabalha a partir de dados coletados nos pontos de venda. Essas informações vêm através de ações promocionais, mix de produtos, dos próprios canais de vendas, preços, concorrentes etc.

Dessa forma, é possível analisar corretamente o que teve um bom desempenho e desenvolver estratégias específicas para a marca. Ou seja, ele é usado como uma ferramenta para entender as necessidades da sua empresa e aplicar estratégias nos pontos de vendas e chegar aos consumidores.

COMO MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE TRADE MARKETING

Primeiramente, você deve montar um plano de distribuição e logística do seu produto. Esse planejamento deve ser feito de forma a despertar o interesse de compra no ponto de venda.

Depois que os produtos foram expostos, é preciso garantir que a disposição deles está de acordo com o planejado. Por fim, é preciso uma equipe para acompanhar o desempenho dos seus produtos, monitorar o que a concorrência está fazendo, controlar as reposições, medir as vendas e, claro, pensar em como sempre melhorar as ações feitas.

DICAS DE ESTRATÉGIA

  1. Faça ações de samplig, ou seja, distribua amostras ou experimentações de seus produtos. É antigo, com certeza você já viu e dá muito resultado.
  2. Foco em merchandising na hora de expor os produtos nos canais de distribuição.
  3. Tenha uma embalagem de destaque para seus produtos, já que, para o Trade Marketing, o visual conta muito na estratégia.

A Importância do Trend Marketing no PDV

Muitas pesquisas apontam que a decisão por uma marca é tomada quando a pessoa está no ponto de venda. Por isso, é importante que a forma como seus produtos estão dispostos colabora no processo de compra.

Além disso, dar mais atenção para ações de merchandising, fortalecimento de marca, exposição dos produtos e planejamento estratégico faz com que o canal de distribuição tenha mais força e qualidade na hora da venda.

IMPORTANTE: é fundamental ter um bom relacionamento com os canais, para que eles também saiam ganhando. Por isso:

  1. Estabeleça relações de ganho mútuo com os canais de distribuição
  2. Conquiste a preferência deles para se tornar referência para os clientes
  3. Mantenha seus produtos com relevância no mercado

As vantagens do Trade Marketing

Nós falamos aqui que o principal objetivo e, consequentemente, vantagem do Trade Marketing é o aumento das vendas. Mas, não é só isso. Veja outras vantagens que essa estratégia pode proporcionar para você.

  • Maior percepção e reconhecimento do público para com a sua marca e produto, mesmo que ele não os conheça. A percepção é o primeiro passo para aumentar as chances de compra, já que, a partir desse reconhecimento, seu produto entra na lista de possibilidades.
  • Com uma boa exposição do seu produto e ações de marketing bem-feitas, é possível obter um domínio de mercado excelente. Ou seja, além da presença, seus produtos passam a ser escolhidos com mais frequência na hora da decisão de compra.

Por fim, você entendeu que o Trade Marketing é feito a partir de estratégia e operacionalização.

Se você tem um produto, mas não possui um espaço físico para divulgá-lo e vende-lo, faça um planejamento estratégico eficaz para os canais de distribuição e apropriado para a necessidade dos consumidores.

Para isso, analise os hábitos e preferências do seu público-alvo e defina canais de mídia e comercialização que serão úteis para a sua estratégia.