Como a utilização de canais de comunicação online ajudam o seu negócio a alcançar e fidelizar ainda mais clientes.
Os canais de comunicação online são grandes aliados das empresas que querem utilizar a internet para divulgação e relacionamento com os usuários.
É o bom relacionamento com o consumidor que garante a fidelização de clientes antigos e a atração de novos para a sua empresa. Mas, para que os resultados esperados sejam alcançados, você deve escolher os canais certos para a sua empresa.
O que são os canais de comunicação?
Antes de tudo, é preciso entender o que são os canais de comunicação. Na teoria da comunicação, é através do canal que a mensagem circula entre o emissor e o receptor.
Além disso, cada canal tem a sua linguagem, portanto é importante saber diferenciar o tom e a comunicação de cada plataforma.
Sendo assim, os canais de comunicação, na internet, são usados para enviar e receber mensagens a fim de se relacionar com seus usuários ocorrendo a troca de informação entre a sua empresa e seu público, elevando a experiência do consumidor.
Com os canais de comunicação, você pode:
- Compartilhar conteúdos relevantes sobre a sua empresa;
- Promover ofertas, promoções, brindes e descontos para os usuários;
- Apresentar novidades, novos produtos e serviços que a sua empresa oferece;
- Atender os usuários para tirar dúvidas e oferecer suporte;
- Agendar reuniões, visitar e apresentações,
- Realizar pesquisas e receber feedbacks dos usuários e clientes;
- Prospectar e fidelizar novos clientes.
Esses são alguns exemplos do que pode ser feito através dessas ferramentas de comunicação.
Saiba quais os melhores canais para a sua empresa.
O mais importante para a escolha dos canais de comunicação é saber quais se encaixam na realidade e necessidade da sua empresa. Assim, o relacionamento fica alinhado e você agrega mais valor e gera um diferencial à sua empresa.
Sendo assim, para escolher o melhor canal de comunicação digital para a sua empresa, você deve levar em conta o perfil dos seus clientes e como eles preferem ser contatados. Uma boa opção é usar diversos canais com ações efetivas e constantes para o atendimento. Assim, fica mais fácil o envio de informações sobre os seus produtos e serviços.
Visto que o grande público se encontra online, o foco deve ser nos canais de comunicação em que ele está presente constantemente como, por exemplo, as redes sociais.
No Brasil, são 140 milhões de usuários ativos, ou seja, 66% da população. Só para ilustrar, segundo a pesquisa “Global Digital 2019”, produzido pela agência We Are Social e pela plataforma Hootsuite, o Youtube é a rede social favorita dos brasileiros, com 95% de usuários ativos. Em segundo lugar vem o Facebook, com 90% e, na sequência, o WhatsApp, com 89%.
Conhecendo os canais de comunicação digitais.
YouTube:
De forma simples, o YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos, separados em canais criados por seus usuários e possibilita a integração através de comentários e curtidas. Permite a aparição de anúncios em vários formatos, tanto no seu espaço total, quanto antes, durante e depois dos vídeos assistidos.
Os views, também conhecidos como visualizações, garantem o crescimento dos canais e geram pagamentos para quem possui grande número de espectadores.
Facebook:
É uma rede social que permite que seus usuários se conectem uns com os outros, através de um perfil pessoal ou página, e compartilhem todo tipo de informação como fotos, vídeos, textos, gifs e imagens. Além disso, permite, através da ferramenta Messenger, que esses usuários se comuniquem de forma privativa. Ou seja, conversem por um chat interno da rede.
O Facebook permite, também, a publicação de anúncios pagos que são impulsionados para que alcancem um grande público.
Atualmente, o Facebook é conectado ao WhatsApp e Instagram.
WhatsApp:
É o canal de comunicação mais recomendado para a troca de mensagens de texto. Além disso, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis ou chamadas de vídeo com múltiplos contatos por meio de uma conexão com a internet.
O WhatsApp pode ser usado também no formato desktop, no computador, através do site https://web.whatsapp.com/.
Instagram:
Seguindo na mesma linha do Facebook, é uma rede social onde os seguidores se seguem e compartilham fotos e vídeos. Pelo Direct, o chat interno da plataforma, é possível enviar mensagens escritas e por áudio, além de fazer chamadas de vídeo.
Possui a ferramenta de Stories, que são publicações em fotos ou vídeos de 15 segundos cada e que ficam expostos por 24 horas. Os Stories também estão presentes no Facebook e WhatsApp, que pegaram a ferramenta emprestada do Instagram.
Twitter:
Assim como as outras redes sociais, o Twitter permite aos usuários de se conectarem. É possível enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 280 caracteres, conhecidos como “tweets“. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las.
O Twitter também aderiu aos Stories.
LinkedIn:
Além de ser um site para atualizações de currículos e informações profissionais, o LinkedIn é a maior plataforma destinada para negócios, tanto para empresas quanto para profissionais.
Através dela, é possível realizar ações B2B, ou seja, de empresas para empresas, de forma mais direta e com uma linguagem mais específica.
Google:
É o maior site de pesquisa da internet. Nele, é possível encontrar todo o tipo de conteúdo necessário. Mas, o Google permite que você o utilize para ser “encontrado” com mais facilidade pelos usuários.
Além da pesquisa orgânica, existem as ferramentas do Google Ads, que são pagas e garantem mais relevância e divulgação das ações.
Faça sua empresa se comunicar.
Por fim, agora que você sabe que os canais de comunicação são a peça-chave para conseguir e fidelizar clientes, saiba onde o seu público se encontra e escolha os canais de comunicação que mais se enquadre ao seu negócio.