marketplace

Um guia simples sobre o marketplace

Entenda mais sobre as plataformas de vendas online que vêm crescendo cada vez mais.

Não é novidade que as compras e vendas em marketplace cresceram com o avanço da tecnologia.

Mas, esse crescimento teve um “boom” significativo no primeiro semestre de 2020, devido a pandemia. As compras online se tornaram mais convenientes, seguras, confortáveis, ágeis e, na maioria das vezes, garantem um preço mais baixo do que em lojas físicas.

Sendo assim, o marketplace se tornou uma opção para comerciantes e lojistas conseguirem mais clientes e manter suas vendas ativas.

Mas, o que é o marketplace?

O marketplace, em sua tradução, é um lugar para se fazer compras, como um shopping ou galeria, no qual diversos lojistas dividem a mesma plataforma de vendas online.

São muito conhecidos e usados pelos consumidores. Talvez você já tenha ouvido falar de alguns e, até mesmo, comprado neles. Veja alguns exemplos:

E para começar a vender em um marketplace é fácil: você cria o seu perfil na plataforma e cadastra os seus produtos com o máximo de informações possíveis.

Mas, atenção! Não confunda com e-commerce. Nesse caso, cada empresa é responsável por criar e cuidar do seu site de vendas.

O consumidor e o seu processo de compra online

Comprar pela internet ainda gera um certo receio por parte do consumidor. Existe o medo pela exposição dos dados pessoais e de cartões, da não entrega dos produtos ou que venham com defeitos, errados e quebrados. Por isso, é constante a pesquisa sobre a loja ou vendedor antes da finalização da compra.

O consumidor checa requisitos como:

– Avaliações positivas;

– Comentários;

– Número de vendas feitas;

– Nível de cada vendedor no marketplace;

– Quantidade de informações sobre o vendedor e produto;

– Velocidade de atendimento.

Além disso, ele faz buscas comparativas de preços e escolhe pelo que mais lhe traz segurança, confiança e custo benefício. Veja mais sobre os novos hábitos de consumo aqui no nosso blog.

Por isso, é primordial que você responda os interessados com rapidez. Não se esqueça de colocar boas fotografias de seus produtos e, se possível, vídeos dele em uso.

São passos simples, mas que garantem mais vendas, já que o cliente terá certeza de que comprará exatamente o que está sendo anunciado.  

Qual o melhor marketplace para o meu negócio?

Antes de escolher qual o melhor lugar para vender os seus produtos online, você deve analisar todas as opções. Existem marketplaces diferentes para cada tipo de mercado e você deve escolher o que mais combina com as características do seu produto e público.

Veja, com atenção, as taxas e as condições de cada marketplace e como ele ajudará na visibilidade dos seus produtos, na credibilidade do seu negócio e se oferece formas de pagamento variadas para que qualquer cliente possa comprar.

Definitivamente o marketplace é uma ótima opção para quem quer começar a vender online ou para quem quer ampliar suas vendas através do mercado digital.

E, se você também tem interesse em vender dessa maneira, não se esqueça de escolher a plataforma que mais combina com o seu negócio e colocar o máximo de informações possíveis sobre os seus produtos. É garantia para você e seus compradores.