Veja como a nova atualização do iOS impactou o marketing digital no Facebook.
No final do ano passado, a Apple lançou uma atualização para o sistema iOS 14, que trouxe algumas funcionalidades a mais para os usuários. Uma delas acabou mexendo com o mundo do marketing digital, principalmente com a publicidade no Facebook.
E é sobre essa atualização que nós vamos falar hoje e como ela pode impactar nas suas ações de marketing.
A privacidade dos usuários na internet
Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), muitas regras sobre coleta de dados na internet foram alteradas e novas normas foram aplicadas para garantir maior segurança para os usuários.
Essa coleta é feita através de um Pixel do Facebook que rastreia informações a partir das ações das pessoas que acessam sites e aplicativos. Ou seja, esse Pixel tem como objetivo facilitar a construção de funil de venda e segmentação do público-alvo. Assim, as empresas que o utilizam podem enviar anúncios personalizados para cada usuário.
O que a atualização do iOS 14 tem a ver com isso?
Uma das atualizações anunciadas pela Apple para o iOS 14 tem relação com o sigilo e a segurança no compartilhamento de dados dos usuários.
Sendo assim, usuários de iOS, a partir da versão 14.5, poderão escolher compartilhar ou não ações dentro do app que estão usando. Isso acontece pois a empresa passou a exigir que todos os aplicativos da App Store mostrem um prompt, uma tela, ao usuário para que ele tenha o poder de escolha.
Ou seja, com essa atualização, os usuários de iOS poderão escolher não compartilhar seus dados de rastreamento, afetando o rastreamento feito pelo Pixel do Facebook que está instalado no site.
Dessa forma, qualquer empresa que anuncia, otimiza, direciona e faça conversão na web para iOS, será afetada.
O impacto no Facebook
Se você já está acostumado a anunciar usando o Facebook, sabe o quão importante é coletar o máximo de informações possíveis dos usuários. São elas que possibilitam chegar a usuários mais qualificados a se tornarem clientes e compradores.
Com essa atualização, essas informações serão registradas com menos precisão no Facebook. Além disso, haverá uma redução no público e, consequentemente, as campanhas de remarketing também serão afetadas, uma vez que o público-alvo não será alcançado em sua maioria.
Veja de que maneiras os anúncios serão afetados por esta atualização:
A publicidade será menos eficiente e eficaz, principalmente no remarketing, como dissemos ali em cima.
Segundo o próprio Facebook, quem usa a plataforma para vender pode ter uma queda de até 60% das vendas por causa dos anúncios despersonalizados.
Pequenas empresas terão maior dificuldade de alcançar o público ideal, pois não conseguirão aproveitar os dados do pixel, limitando o crescimento.
O que fazer?
Existem algumas soluções e alternativas que podem diminuir o impacto dessa atualização nas suas campanhas no cenário atual:
- Verifique seu domínio no Gerenciados de Anúncios do Facebook e crie novas conversões personalizadas para poder mensurar eventos agregados.
- Desative os dispositivos IOS da suas campanhas de conversão para não correr risco de ter suas campanhas pausadas.
- Crie novas campanhas, fora do objetivo de conversão. Ou seja, campanhas de visita na web, rastreamento interno do site etc.
- Divida seu fluxo de conversão em páginas de destino diferentes para que os usuários forneçam informações no início do processo de conversão. Landing Pages simples de cadastro já conseguem fazer com que a sua lista de remarketing cresça.
Por fim, você deve entender que essa atualização veio para melhorar a experiência do usuário na internet, além de garantir uma maior segurança dos dados.
Em relação ao impacto sobre o Facebook, lembre-se: não foque suas ações apenas nessa rede social.
Se precisar de ajuda para criar uma estratégia completa de marketing digital e com algumas ferramentas que podem contornar essa atualização, entre em contato com a Polisenso.