equipe de vendas

A importância do treinamento da equipe de vendas

O que fazer para conquistar mais clientes e aumentar as suas vendas.  

Imagine esse cenário: uma empresa com produtos e serviços excelentes, que possuem alta demanda no mercado, mensagens de clientes interessados a todo momento, mas, nenhuma venda feita. Talvez o problema esteja na equipe de vendas!

Se esse cenário pareceu familiar para você ou a sua empresa está passando por isso, leia esse blog até o final e veja a importância que um treinamento para a sua equipe de vendas tem na hora de bater metas e aumentar conversões.

A equipe de vendas e o relacionamento com o cliente

Primeiramente, você deve saber que seus vendedores representam a sua marca para com o público. Sendo assim, eles devem saber todas as informações sobre o produto ou serviço que a sua empresa oferece. Nada mais chato do que ouvir um “eu não sei” de um vendedor, né?

Além disso, eles são responsáveis por uma das fases mais importantes do processo de compra. Por isso, a equipe de vendas tem que conhecer bem o perfil dos clientes e saber quais são seus problemas, necessidades e como resolvê-los. Assim, saberão exatamente como e para quem oferecer os produtos e serviços para conseguirem uma venda bem-sucedida.

ATENDIMENTO ONLINE

Nos dias de hoje, o comportamento do consumidor mudou e as pessoas buscam cada vez mais informações na internet antes de tomarem a decisão de compra. Por isso, além do atendimento presencial, é preciso que a sua equipe de vendas esteja sempre a postos para responder mensagens pelas redes sociais e WhatsApp.

Esse tipo de relacionamento é o mais importante, pois aproxima a sua marca do consumidor, além de tirar dúvidas, passar informações e resolver problemas de forma mais rápida e sem expor a sua empresa.

ALINHAMENTO ENTRE O MARKETING E A EQUIPE DE VENDAS

Outro ponto muito importante para que as vendas sejam concluídas com sucesso é alinhar o setor de marketing com o de vendas.

Com a internet facilitando tudo, o consumidor já chega sabendo exatamente o que quer e tudo o que precisa sobre seus produtos e serviços. Então, é preciso que o marketing e as vendas trabalhem juntos para que as vendas sejam feitas.

Clicando aqui você vai saber mais sobre o alinhamento das equipes e como fazer isso na sua empresa.

Dicas de como treinar a sua equipe de vendas

Existem algumas maneiras de como treinar os funcionários da sua empresa durante o dia a dia:

  1. Mantenha sua equipe motivada. Trabalhe a mente dos seus funcionários para que eles se sintam aptos a darem o melhor de si. Isso fará toda a diferença no fechamento das vendas.
  2. Forme líderes efetivos para cada equipe. Lembre-se: delegar funções é diferente de mandar e não queremos mandões arrogantes liderando os vendedores, certo?
  3. Ofereça benefícios além da remuneração mensal. Pode ser promoções, planos de carreira, brindes, prêmios e incentivos para agradecer o bom desempenho dos seus funcionários.
  4. Escute a opinião, ideias e sugestões de todos. São eles que trabalham diretamente com o público e têm contato direto com seus clientes, por isso, saberão o que é preciso fazer para que melhorias sejam feitas.

Mas, é importante investir na capacitação dos seus funcionários com treinamentos específicos para vendas. Com o conhecimento adquirido nessas capacitações, a equipe conhecerá as tendências do mercado e o perfil do público. Dessa maneira, eles trabalharão como um time para buscar melhores resultados para o seu negócio, além de atingir metas com facilidade e conquistar mais clientes.

7 vantagens de treinar a sua equipe de vendas

Quando você capacita a sua equipe de vendas as vantagens são inúmeras para todo o seu negócio. Quer ver?

MULTIPLICAR O CONCHECIMENTO DENTRO DA EMPRESA: Seus vendedores passam a ser fonte de conhecimento sobre o assunto e podem compartilhar com outros e até treinar novos funcionários.

ATINGIR METAS MAIS RAPIDAMENTE: Vendedores treinados geram mais vendas.

MANTER TALENTOS: Quando você capacita seus funcionários, ele se sente motivado a continuar trabalhando na empresa, pois sente-se valorizado. Desse modo, os talentos desenvolvidos que você tem na sua equipe de vendas serão mantidos.

MELHORAR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE: Você, como cliente, sabe que ser bem atendido por um bom vendedor é essencial. Por isso, sua equipe de vendas deve ser treinada para garantir o melhor atendimento ao público e melhorar a satisfação dos seus clientes.

MOTIVAR FUNCIONÁRIOS ANTIGOS: Com as capacitações, workshops, treinamentos você motiva seus funcionários mais antigos com assuntos que eles ainda não conhecem. Dessa forma, eles se sentirão importantes e parte da empresa. Além disso, é uma excelente maneira de fazer com que eles se integrem de forma mais rápida e fácil com os novos funcionários. É aqui que acontecerá a fusão da experiência com o atual.

DESENVOLVER HABILIDADES: Quanto mais treinado, mais o seu funcionário estará preparado para desenvolver suas habilidades dentro da equipe. É o momento de lapidar seus vendedores e descobrir talentos.

GERAR MAIS VENDAS: Por fim, o óbvio. Como falamos anteriormente, uma equipe bem treinada pode gerar mais vendas sim!

Enfim, você entendeu que o seu papel, como dono de empresa, é investir no treinamento da sua equipe de vendas.

Dessa maneira, você terá funcionários mais motivados, uma equipe mais integrada e alcançará os melhores resultados.