Marketing Sazonal

Marketing Sazonal: como vender mais em datas específicas e lucrativas.

Saiba mais sobre essa estratégia essencial que vai te ajudar a vender durante todo o ano.

O Dia das Mães está chegando e é a segunda data mais lucrativa para o varejo em geral. Por isso, muitas empresas investem no marketing sazonal para vender produtos e serviços focados para essa época do ano.

E se a sua empresa não faz ou não sabe como fazer o marketing sazonal, nós vamos te ensinar agora!

Antes de mais nada, clique aqui e conheça o 365 Ideias, um calendário com conteúdos que possui ideias de ações pensadas para datas específicas em todos os meses. Ele fará muito sentido quando você acabar de ler o blog.

Então, vamos lá?

Tudo o que você precisa saber sobre o marketing sazonal

Primeiramente, você precisa entender que sazonalidade se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em um determinado período.

Para o comércio, por exemplo, a sazonalidade atinge produtos, serviços e datas comemorativas. Por isso, é bastante utilizada em setores que trabalham com alimentos, têxtil, bem materiais e, também, em festas ou eventos em datas específicas.

O MARKETING SAZONAL

Entrando no assunto do marketing sazonal, ele acontece com vendas que podem variar durante o ano, ou seja, em meses que um produto ou serviço tem mais vendas.

Utilizar essa estratégia é uma maneira de aproveitar os melhores meses do ano e se preparar para os piores, de menos vendas. Ou seja, é com ele que os produtos da sua empresa ganharão destaque em certos períodos do ano.

Campanhas sazonais ajudam a movimentar mercadorias que estão paradas e zerar estoques antigos em épocas de promoções, como a Black Friday, por exemplo.

Importância do marketing sazonal

Ao observar a sazonalidade, principalmente em datas comemorativas, é possível ter uma previsão de como serão as vendas durante todo o ano e é nesse momento que o marketing sazonal pode ajudar.

Com ele, você pode planejar as campanhas, promoções, lançamentos, produtos e serviços que vão fazer sucesso em épocas de vendas altas e atrair clientes em épocas de vendas baixas. Ou seja, é a melhor maneira de se adaptar à realidade do seu negócio e conseguir vender mais durante o ano todo.

Como montar a sua estratégia de marketing sazonal

Primeiramente, você deve sempre ter em mente que a sua estratégia de marketing sazonal é essencial para tirar proveito das vendas durante o ano todo. Por isso, é fundamental ter um objetivo e planejamento bem definidos e detalhados.

Veja o que deve ser feito para que suas ações tenham eficiência:

ESCOLHA DAS DATAS:

Escolha as datas com as quais queira trabalhar. É importante que sejam momentos do ano estratégicos para o seu negócio e que tenham relação com os seus produtos.

PLANEJAMENTO ANTECIPADO:

Depois, com antecedência, planeje as ações para essa data. Assim, seus clientes serão atingidos pela campanha e comprarão no momento desejado. É essencial que um planejamento detalhado seja feito para cada ação. Levante ideias, crie promoções e condições especiais e as divulgue.

PREPARE SUA EQUIPE:

Nós já te falamos sobre como uma equipe de vendas bem treinada. Em datas com maior movimento, como essas, é preciso que a sua equipe esteja preparada para atender a alta demanda de pedidos e clientes.

ENVOLVA A SUA EQUIPE:

Completando o item anterior, utilizar a sua equipe para planejar as campanhas de marketing sazonal é a melhor maneira de mantê-la inteirada do que vai acontecer. Além disso, a participação deles trará várias ideias para essas campanhas.

DEFINA A MENSAGEM:

Pense na história que você quer contar e como ela se encaixa no perfil do seu público-alvo. Foque nas emoções e sentimentos que quer despertar no cliente e que façam com que ele interaja com a campanha. O importante é o resultado: realizar vendas.

TOM DE VOZ:

E para que a mensagem seja entendida, ela precisa conversar com o seu público-alvo. Então, é importante que você saiba quem são os seus clientes, o perfil deles, suas dores, necessidades e problemas, para que cada campanha atinja e resolva cada um deles.

CRONOGRAMA:

Agora é o momento de fazer um cronograma completo para as ações. Programe o tempo que levará entre uma etapa e outra, para que tudo dê certo. Por isso o planejamento antecipado é importante. Crie todos os conteúdos que serão divulgados nos canais de comunicação.

ESCOLHA DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO:

Saiba onde o seu público está e consome para que os conteúdos, criativos e anúncios sejam publicados nos lugares certos. Você pode usar as redes sociais, WhatsApp, mídias externas, rádio, tv etc.  As redes sociais são cheias de funcionalidades e possuem ferramentas que podem te ajudar a impulsionar essas ações. Clique aqui e veja quais as tendências de marketing digital que valem apena investir.

RECURSOS NECESSÁRIOS:

Agora que você já definiu tudo, levante todos os recursos que serão necessários para que essas ações aconteçam como e-mail marketing, landing pages, blogs, parcerias com influencers e fornecedores que possam fortalecer a sua estratégia.

FAÇA AJUSTES:

Com o planejamento antecipado, pode ser que algumas tendências e formas de consumo mudem ao passar do tempo. Por isso, esteja preparado e faça os ajustes necessários para que a sua ação dê certo. Isso se aplica, também, ao desempenho de cada ação enquanto ela está no ar.

O que fazer em cada mês?

Lembra do calendário de 365 Ideias que falamos lá no começo desse texto? Além de datas como Dia das Mães, Black Friday e Natal, existem muitas outras que as pessoas esquecem e deixam de aproveitar os ganhos que elas podem trazer.

Com o 365 Ideias, além de planejamento de ações sazonais, você ainda encontra conteúdos de redes sociais prontos para 1 ano inteiro e vários bônus que vão te ajudar a engajar o público.

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Por fim, é importante que você identifique qual a sazonalidade de vendas do seu negócio para criar as ações de marketing sazonal.

Então, lembre-se de fazer um bom planejamento, incluir a sua equipe em todo o processo, definir o tom de voz e a mensagem das campanhas e selecionar os canais de comunicação que mais trarão resultados. Tudo isso, pensando no seu público-alvo para produzir conteúdos de qualidade.

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