Alinhamento entre marketing e vendas

Alinhamento entre Marketing e Vendas: indispensável para sua empresa.

Entenda a importância do trabalho em conjunto desses dois setores para gerar leads qualificados e converter mais vendas.

No último post aqui no blog nós falamos sobre a Black Friday e o que você deve fazer para que a sua seja um sucesso. O que nós não falamos foi sobre o alinhamento entre o setor de marketing e o de vendas, ponto crucial para que você conquiste o consumidor e converta as vendas, em qualquer período do ano.

A jornada de compra do consumidor

Antes de mais nada, você deve saber que todo o consumidor passa por uma Jornada de Compras. Ou seja, é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra.

Ela possui 4 etapas:

1) Aprendizado e descoberta;
2) Reconhecimento do problema;
3) Consideração da solução;
4) Decisão de compra.

Mas, com a internet, essa jornada ficou mais rápida e o consumidor já chega no setor de vendas sabendo o que quer comprar.

Por causa desse caminho, o setor de marketing e vendas devem ser alinhados para que o potencial cliente seja o certo para a sua empresa e compre seus produtos ou serviços.

Entendendo cada setor

MARKETING

É o setor que definirá qual a persona certa para a sua empresa. Ou seja, é aqui que se cria o direcionamento dos conteúdos e anúncios para nutrir o seu público alvo com as informações certas para que o seu produto ou serviço seja exatamente o que ele procura.

Depois disso, criam-se diferentes estratégias de Inbound Marketing para atrair possíveis Leads.

O setor de marketing pode ser uma equipe dentro da sua empresa ou uma agência contratada, assim como a Polisenso.

VENDA

Com o Perfil de Cliente Ideal definido, o setor de vendas consegue distinguir qual lead que chega é qualificado ou não para finalizar uma venda.

Em suma, o objetivo do setor de marketing é gerar boas oportunidades para o time de vendas realizar fechamentos.

Se ambos trabalham juntos, sua empresa terá mais lucro, crescimento, clientes e vendas.  Por isso é tão importante estarem alinhados.

Como fazer o alinhamento entre marketing e vendas?

Para que o alinhamento realmente funcione no dia a dia, é preciso que ambos setores façam um contrato, onde fique documentado a função e deveres de cada um deles.

Você deve:

  1. Criar um SLA:
    Ou seja, um contrato que define as responsabilidades de cada setor. Nele, deve conter, também, as metas que devem ser alcançadas, as expectativas esperadas de cada setor e explicar o que são ROI, MQL e SLQ, por exemplo. (Essas siglas a gente ensina em um outro conteúdo, fica tranquilo!)
  2. Estruturar metas e métricas:
    Com as metas estruturadas, cada setor saberá o momento em que deve interagir com o outro. É aqui que as métricas devem mostrar os resultados positivos desse trabalho em equipe.
  3. Manter a boa comunicação e troca de informações:
    E por falar em trabalho em equipe, a boa comunicação para troca de informações deve ver imprescindível.

Por isso, abuse da tecnologia e use plataformas e ferramentas digitais ao seu favor.

Uma dica é apostar em sistemas integrados como CRM’s e dashboards de controle compartilhados, como falamos aqui uma vez.

Ferramentas de comunicação em grupo é outra forma de facilitar o contato entre os setores e a troca de feedback, principalmente se o marketing for terceirizado e fora da sua empresa.

O importante é que tudo esteja documentado e de fácil por todos os setores. Isso diminuirá conflitos, já que todos entenderão seus objetivos com clareza. 

O acontece com setores desalinhados?

Existem alguns fatores causadores de problemas que acabam sendo reflexo de setores de marketing e vendas não alinhados:

  • A entrega de Leads ruins;
  • Vendedores ociosos e desanimados com o trabalho;
  • Perda de boas oportunidades de negócio;
  • A empresa não cresce e nem lucra;
  • Falta de comunicação entre os setores;
  • As metas não são alcançadas;
  • Não existe um processo a ser seguido.

Isso não quer dizer que é culpa de um ou de outro e um setor não deve ser inimigo do outro. Ambos devem trabalhar juntos para garantir os melhores resultados para a sua empresa.

Por fim, entender que ter leads qualificados é mais importante do que ter muitos leads.

E, para que isso aconteça, coloque os seus setores de marketing e de vendas em contato para que eles troquem informações e beneficiem a sua empresa.

Um alinhamento entre esses dois setores trará impactos significativos nos seus resultados.

E, se você ainda não tem um setor de marketing, nós podemos te ajudar.

Com nossa experiência em Marketing Digital, criaremos a melhor estratégia e trabalhar junto com o seu time de vendas para alavancar o seu negócio.

Conte com a gente!