Saiba o que estará em alta no meio digital e te ajudará com o seu negócio durante o ano.
É fato que 2020 foi um ano de grande crescimento do marketing digital. Com a pandemia, as empresas foram obrigadas a migrar para o mundo online, adaptando-se à nova realidade e novos hábitos de consumo dos clientes. Agora, mesmo com as atividades voltando ao normal, fazer qualquer operação de maneira online continuará. O consumidor se acostumou com a praticidade e comodidade de comprar pela internet e continuará fazendo isso. Por isso, trouxemos quais serão as tendências do marketing digital em 2021 para que você saiba o que adicionar ou continuar usando em suas estratégias.
Tendências de Marketing Digital em 2021
ENGAJAMENTO EM TEMPO REAL
Sabe as lives que bombaram no começo da pandemia ano passado? Elas ainda serão uma excelente maneira de trazer o sentimento de proximidade para com o público.
Mesmo que essa febre tenha passado, as lives continuarão sendo uma excelente opção para engajar com o público em tempo real.
Mas, lembre-se: a intenção é fazer com que o pública se sinta presente. Por isso, abra espaço para perguntas, mensagens, traga convidados e conteúdos interessantes para provocar a interação do público durante a live.
ANÁLISE DE DADOS EM CONTEÚDOS
Essa tendência sempre estará em alta quando se fala de marketing digital. É preciso estar atento aos conteúdos que você publica para sua empresa.
Em uma boa estratégia, analisar os dados de conteúdos feitos auxilia na produção dos próximos, já que permite saber o que engaja ou não o público. Com isso, é possível focar na qualidade dos conteúdos e não em quantidade.
Nos dias de hoje, posts diários não são tão efetivos como eram antigamente. Muitos deles não tiram as dúvidas ou solucionam os problemas dos seguidores.
Por isso, a tendência é a produção mais lenta com conteúdos mais ricos, interessantes e que realmente façam a diferença para o consumidor.
Saiba mais sobre análise de dados clicando aqui.
TECNOLOGIAS DE SEGMENTAÇÃO
Se você já usa o Google Analytics para segmentar o seu público, saiba que ele ganhou uma nova versão que promete contribuir ainda mais para a segmentação das suas campanhas e estratégias publicitárias no Google Ads.
INFLUENCERS
Ganharam muito espaço em 2020 e vão continuar atuando, e muito, em 2021. É uma estratégia para você se comunicar com o público usando uma pessoa que fale, aja e seja como ele.
É mais uma maneira dos seus seguidores se identificarem com a sua marca e engajarem. Mas, fique atento na escolha do influencer. A qualidade da publicidade que ele fará para o seu negócio é mais importante do que a quantidade.
Existem, ainda, os nanoinfluenciadores que são os seus próprios seguidores e clientes. Ou seja, usuários comuns que postam, compartilham ou marcam sobre a sua empresa e se tornam prova social dos seus produtos e serviços.
A criação de conteúdos que possam ser compartilhados e o incentivo para que o público faça isso é outra estratégias que transforma os seus seguidores em nanoinfluencers. Dessa forma, sua empresa será vista por uma nova audiência.
REELS E TIK TOK
E por falar em influencer e conteúdos mais interativos, o Reels do Instagram e o Tik Tok são duas ferramentas que devem entrar na sua estratégia de marketing digital em 2021.
Com vídeos curtos e sem necessidade de muita edição, em ambos é possível alcançar muitos usuários que tem interesse em empresas como a sua ou do seu setor.
Siga as tendências e desafios que essas redes possuem e integre na temática do seu ramo de atuação.
Os influencers podem usar o Reels e o Tik Tok como forma de publicidade para a sua empresa também.
ASSISTÊNCIA E COMANDO DE VOZ
Vai muito além do “ok Google” no celular. Com aparelhos criados exclusivamente para fazer tarefas apenas por comando de voz como a Alexia, da Amazon, essa tendência veio para ficar.
Todos os dias novas tecnologias como essa são criadas e adquiridas pelo consumidor. A facilidade para o dia a dia que elas trazem faz com que o usuário busque por esse sistema em todo lugar.
É por isso que muitas empresas, como bancos, por exemplo, criaram assistentes virtuais para facilitar a comunicação para com o cliente.
Buscas em sites de pesquisa também cresceram por conta dessa facilidade e costume dos consumidores. Por isso, é importante alinhar o SEO dos seus conteúdos para que eles aparecem logo nos primeiros lugares na página de resultados.
LOJA NAS REDES SOCIAIS
Você já sabe que é possível vender no Marketing Place do Facebook e no Instagram Shopping pelo Instagram.
Essa é mais uma tendência que vai continuar a aparecer muito em 2021. O e-commerce ligado às redes socais otimiza o processo de venda, é mais prático para o usuário e tem mais garantia finalização de compra por causa da facilidade.
Um dos aplicativos mais usados, o WhatsApp Business continua sendo ferramenta indispensável para empresas em 2021. É uma maneira rápida de conversar com clientes para tirar dúvidas, fazer fechamento de pedidos e até responder reclamações.
Nele, é possível automatizar respostas com o chatbot para que nenhum cliente fique sem, pelo menos, uma saudação ou resposta inicial de conversa.
Saiba mais sobre o WhatsApp Business clicando aqui.
Por fim, agora você já sabe quais são as tendências em marketing digital para 2021, é o momento de explorá-las ao máximo para garantir mais vendas durante o ano.
Escolha quais se encaixam no seu formato de negócio e que combinem com o seu público e adicione nas suas estratégias e campanhas.
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