Conheça o Telegram e suas ferramentas para troca de mensagens.

Conheça o Telegram e suas ferramentas para troca de mensagens.

Veja como usar esse aplicativo, o que ele tem de diferente dos outros e suas vantagens.

Ainda que o WhatsApp seja o aplicativo de troca de mensagem mais usado no mundo, o Telegram vem ganhando espaço e conquistando cada vez mais usuários, principalmente no mundo dos negócios.

O que é o Telegram?

Telegram é um app de troca de mensagens grátis, criado em 2013 na Rússia, e que está disponível para celulares AndroidiPhone (iOS) e Windows Phone, além das versões para desktop e web.

Todo o conteúdo das conversas fica armazenado na nuvem, ou seja, o envio de mensagens e arquivos mais pesados é mais rápido. Além disso, também disponibiliza o envio de mensagens de voz, imagens, vídeos, emojis e as famosas figurinhas (stickers). 

O principal foco do aplicativo é a segurança dos dados e das mensagens de seus usuários. Sendo assim, ele permite conversas criptografadas de ponta a ponta, criar chats secretos e enviar mensagens autodestrutivas.

Usar o Telegram é fácil:

  1. Baixe o aplicativo no seu celular ou abra-o no computador;
  2. Cadastre o número desejado. Se for para sua empresa, a dica é ter um número exclusivo, assim, você mantém o pessoal e o profissional separados;
  3. Com o aplicativo aberto e o número cadastrado, escolha a foto de perfil, coloque os dados de identificação e comece a usar.

O que o Telegram tem que o WhatsApp não tem?

Apesar de serem aplicativos de troca de mensagens e possuírem muitas semelhanças, existem algumas ferramentas disponíveis no Telegam que o WhatsApp ainda não possui:

• Canais de transmissão:

Você deve estar pensando agora: “Mas isso o WhatsApp também tem!”. A grande diferença é que, no Telegram, os interessados se inscrevem na sua lista de transmissão para receber as mensagens, novidades, promoções, produtos e serviços.

Outro ponto é que aqui somente o dono do canal pode enviar mensagens. Além disso, quem chega depois da criação do canal consegue acessar tudo o que foi enviado antes, podendo pesquisar palavras-chave para encontrar conteúdos.

• Grupos com até 200 mil pessoas:

É muita gente, né? Por isso, é possível organizar toda a conversa com o uso de hashtags para menções entre os usuários e adicionar administradores para acompanhar e cuidar do grupo.

• Proteção do aplicativo por senha:

Lembra que a gente falou que, para o Telegram, a segurança vem em primeiro lugar? É por isso que ele permite que cada usuário bloqueie o aplicativo usando uma senha pessoal.

• A versão para desktop é independente do celular:

Se você usa o WhatsAPP Web sabe que deve apontar o seu celular para o QR Code que aparece na tela e mantê-lo por perto e conectado na internet. Com o Telegram você não precisa fazer isso. A versão web dele independe do celular e você pode acessá-lo de onde quiser.

• Editar as mensagens enviadas:

Essa é uma boa, hein? O Telegram permite editar mensagens já enviadas e, também, excluí-las, sem informar que a ação foi feita.

• Gestão de múltiplas contas ao mesmo tempo:

Tanto a versão mobile quanto a para desktop, permite que você controle até 3 contas de números diferentes ao mesmo tempo sem precisar deslogar uma para conectar a outra. É uma maneira de gerenciar os números pessoal e profissional ao mesmo tempo, sem misturar as coisas.

O Telegram como estratégia de marketing

É fato de que o Telegram é uma ferramenta excelente para os negócios.

A possibilidade de criar grupos de 200 mil pessoas é uma vantagem para quem usa o Telegram no formato corporativo.

Dessa maneira, é possível conhecer melhor o público, ver o que as pessoas estão achando do seu produto, se aproximar ainda mais do seu consumidor e tirar dúvidas ou responder perguntas frequentes.

Por fim, percebemos que o Telegram é um excelente canal de comunicação, principalmente agora que o home office está em alta.

Adicione-o na estratégia de marketing da sua empresa e faça o teste para uso pessoal também.