Veja como usar esse aplicativo, o que ele tem de diferente dos outros e suas vantagens.
Ainda que o WhatsApp seja o aplicativo de troca de mensagem mais usado no mundo, o Telegram vem ganhando espaço e conquistando cada vez mais usuários, principalmente no mundo dos negócios.
O que é o Telegram?
O Telegram é um app de troca de mensagens grátis, criado em 2013 na Rússia, e que está disponível para celulares Android, iPhone (iOS) e Windows Phone, além das versões para desktop e web.
Todo o conteúdo das conversas fica armazenado na nuvem, ou seja, o envio de mensagens e arquivos mais pesados é mais rápido. Além disso, também disponibiliza o envio de mensagens de voz, imagens, vídeos, emojis e as famosas figurinhas (stickers).
O principal foco do aplicativo é a segurança dos dados e das mensagens de seus usuários. Sendo assim, ele permite conversas criptografadas de ponta a ponta, criar chats secretos e enviar mensagens autodestrutivas.
Usar o Telegram é fácil:
- Baixe o aplicativo no seu celular ou abra-o no computador;
- Cadastre o número desejado. Se for para sua empresa, a dica é ter um número exclusivo, assim, você mantém o pessoal e o profissional separados;
- Com o aplicativo aberto e o número cadastrado, escolha a foto de perfil, coloque os dados de identificação e comece a usar.
O que o Telegram tem que o WhatsApp não tem?
Apesar de serem aplicativos de troca de mensagens e possuírem muitas semelhanças, existem algumas ferramentas disponíveis no Telegam que o WhatsApp ainda não possui:
• Canais de transmissão:
Você deve estar pensando agora: “Mas isso o WhatsApp também tem!”. A grande diferença é que, no Telegram, os interessados se inscrevem na sua lista de transmissão para receber as mensagens, novidades, promoções, produtos e serviços.
Outro ponto é que aqui somente o dono do canal pode enviar mensagens. Além disso, quem chega depois da criação do canal consegue acessar tudo o que foi enviado antes, podendo pesquisar palavras-chave para encontrar conteúdos.
• Grupos com até 200 mil pessoas:
É muita gente, né? Por isso, é possível organizar toda a conversa com o uso de hashtags para menções entre os usuários e adicionar administradores para acompanhar e cuidar do grupo.
• Proteção do aplicativo por senha:
Lembra que a gente falou que, para o Telegram, a segurança vem em primeiro lugar? É por isso que ele permite que cada usuário bloqueie o aplicativo usando uma senha pessoal.
• A versão para desktop é independente do celular:
Se você usa o WhatsAPP Web sabe que deve apontar o seu celular para o QR Code que aparece na tela e mantê-lo por perto e conectado na internet. Com o Telegram você não precisa fazer isso. A versão web dele independe do celular e você pode acessá-lo de onde quiser.
• Editar as mensagens enviadas:
Essa é uma boa, hein? O Telegram permite editar mensagens já enviadas e, também, excluí-las, sem informar que a ação foi feita.
• Gestão de múltiplas contas ao mesmo tempo:
Tanto a versão mobile quanto a para desktop, permite que você controle até 3 contas de números diferentes ao mesmo tempo sem precisar deslogar uma para conectar a outra. É uma maneira de gerenciar os números pessoal e profissional ao mesmo tempo, sem misturar as coisas.
O Telegram como estratégia de marketing
É fato de que o Telegram é uma ferramenta excelente para os negócios.
A possibilidade de criar grupos de 200 mil pessoas é uma vantagem para quem usa o Telegram no formato corporativo.
Dessa maneira, é possível conhecer melhor o público, ver o que as pessoas estão achando do seu produto, se aproximar ainda mais do seu consumidor e tirar dúvidas ou responder perguntas frequentes.
Por fim, percebemos que o Telegram é um excelente canal de comunicação, principalmente agora que o home office está em alta.
Adicione-o na estratégia de marketing da sua empresa e faça o teste para uso pessoal também.