Unique Selling Proposition

Quer encontrar o diferencial do seu produto? Entenda o conceito Unique Selling Proposition

Você não é todo mundo.
Essa frase, que fez parte da infância de milhões de pessoas, tem muito mais a ensinar do que realmente parece. Em situações convencionais, ouvíamos esse sermão quando tentávamos convencer nossas mães de fazer algo que todo mundo iria fazer. Mas reflita: Não é porque todo mundo está fazendo uma coisa que você, necessariamente, também precisa fazer. Na real, quando o assunto é negócio, vendas, concorrência, é aí que você tem que fazer diferente para ser diferente. Sua marca precisa ter um toque especial para ser lembrada. E aplicar o Unique Selling Proposition pode te ajudar com isso!

O que é Unique Selling Proposition

Unique Selling Proposition é um termo em inglês para Proposta Única de Valor. Esse conceito refere-se sobre a necessidade de você, empresário, entender a fundo o que motiva o seu negócio de existir. Ou, em outras palavras, o que motiva seus clientes a comprar de você e não da concorrência. Você conseguiria, se alguém te perguntasse hoje, dizer uma breve descrição de qual é o diferencial da sua marca? 

Não se limite apenas a saber o que ou como você vende seu produto ou serviço. Você precisa entender por que você faz o que faz. É entendendo a essência do seu negócio que será possível criar estratégias para atrair, de fato, seu público-alvo.

Vale lembrar que não adianta querer munir esforços para fazer sua empresa ser excepcional em tudo o que faz achando que assim ninguém poderá superá-lo. Porque quem quer ser bom em tudo acaba não sendo bom em nada! É preciso que exista um diferencial competitivo e usar desse diferencial como marca registrada do seu negócio. Usá-lo como slogan, nas campanhas de mídia de performance, em e-mail marketing e landing pages são ações que você pode realizar para fazer com que fique no subconsciente da sua persona o que faz sua empresa ser tão diferente.

Benefícios em adotar o USP

Definitivamente se destacar em meio a uma enxurrada de opções é um baita desafio. Qualquer que seja o segmento que você atue sempre haverá concorrência. Por isso é preciso planejamento para sacar como seu produto ou serviço pode ser a motivação de compra do seu consumidor. E tudo começa entendendo as dores da sua persona para saber como sua empresa poderá ser útil para ela. Esse é o cerne do Unique Selling Proposition.    

E o que você ganha tendo um Unique Selling Proposition bem definido? 

  • Você reforça a sua autoridade;
  • Aumenta suas vendas;
  • Torna a sua empresa mais conhecida;
  • Evidencia aspectos que irão fazer sua marca se destacar dos concorrentes.

Como criar um Unique Selling Proposition para a sua empresa

Tá, mas como é possível encontrar a razão de ser de um negócio? Isto é, como saber se você está vendendo seu produto ou serviço da melhor forma? Como ter certeza do motivo que faz seus clientes preferirem fechar negócio com a sua empresa? Confira a seguir algumas etapas que podem te ajudar a criar o seu Unique Selling Proposition:

  • Entender seu público consumidor: seu diferencial precisa ser relevante para o seu cliente. De nada adianta definir seu USP e ele não ir de encontro com a necessidade do seu consumidor. Sendo assim, tenha muito bem definido que tipo de público você quer atrair para o seu negócio. Só assim será possível pensar em estratégias e em diferenciais assertivos.

  • Analise sua concorrência: Veja quais são os USPs dos seus concorrentes mais diretos. Isso será de grande ajuda na hora de traçar o seu próprio diferencial competitivo. Por exemplo, a marca Omo e Vanish, ambas produzem sabão em pó. Contudo, possuem propostas diferentes. Omo deixa o branco mais branco, Vanish tira manchas. Duas marcas concorrentes com diferenciais distintos.

  • Tenha claro como seu produto ou serviço irá ajudar sua persona: A resposta mais importante que você precisa ter na ponta da língua é saber por que você vende o que vende.

  • Prove que seu diferencial realmente funciona: Nada como instigar sua audiência e depois comprovar que todo o mistério e expectativa gerados tinha um propósito. Trabalhe com prova social, faça uma promessa e cumpra.

Exemplos para se inspirar

Nada como ver alguns exemplos para entender na prática o Unique Selling Proposition. Acompanhe:

  • Netflix: Por muito tempo a Netflix foi uma das únicas a oferecer serviços de streaming. Só que isso, hoje, já não é mais uma realidade. Inclusive, há marcas que até possuem planos mais baratos que a própria Netflix. Mas a concorrência não a fez sair do pedestal. Ela ainda continua sendo o principal canal de streaming com mais assinantes. Qual a razão para tanto sucesso? Sua presença descontraída nos canais de mídia? Suas produções que são baseadas na preferência do seu próprio público?

  • M&M’s: M&M’s são a maior referência de confete de chocolate. Além de ser possível distinguir visualmente as suas bolinhas coloridas da concorrência, seu grande diferencial vem no slogan “derrete na boca, não na sua mão.”

  • Head&Shoulders: A empresa de shampoo anticaspa matou dois coelhos numa cajadada só. Uniu o Unique Selling Proposition com gatilho de autoridade ao trazer em suas propagandas que seu produto possui tecnologia clinicamente comprovada. Isso mostra que a marca é diferente porque ela, de fato, traz resultado.

E aí, pronto para divulgar sua empresa de um jeito diferente? Não seja como todo mundo. Não faça sua empresa ser mais uma no mercado. Use o seu diferencial competitivo para ver seu negócio se consolidar e para crescer suas vendas! A hora é agora para criar seu Unique Selling Proposition!