Antigamente vendia-se leite de porta em porta, depois veio as panificadoras, os mercadinhos de bairro, os supermercados de grande porte. Agora, pra você vender o seu leite, se você não estiver no Instagram, você não existe.
A tecnologia mudou tudo. Mudou, inclusive, os hábitos de consumo dos seus clientes! Seu negócio, mais do que nunca, precisa estar no digital para obter bons resultados. Mas como conseguir fazer isso? Continue a leitura do nosso artigo e veja como seu negócio pode vender mais pelo Instagram!
Faça essas dicas se você quer vender mais no Instagram
Quer aumentar suas vendas pelas redes sociais? Informação importante: pare de só fazer post de venda. Muitos empreendedores esquecem que o Instagram é um rede social descontraída. Os usuários estão ali, em quase 99,9% dos casos, para verem conteúdos atrativos.
Se alguém quiser, de fato, comprar alguma coisa, não tenha dúvida, essa pessoa vai no Google, no Messenger, no Direct ou vai te ligar para saber mais sobre um produto ou serviço.
Para vender no Instagram é necessário levar em consideração, sobretudo, o funil de vendas, bem como os níveis de consciência do consumidor. Esse é o começo para produzir conteúdos estratégicos e escaláveis.
Nunca se esqueça: seu objetivo principal no Instagram é alimentar seu feed para quem acessar o seu perfil sentir vontade de querer te acompanhar. Porque vão ser os seus conteúdos que vão fazer alguém que antes era inconsciente se tornar totalmente consciente a respeito do seu produto ou serviço. 👈
A dica que sempre salva é: destine 80% do seu conteúdo para gerar relacionamento com os seus usuários e deixe apenas 20% para efetivamente vender seu negócio.
E como produzir conteúdo? Que tipo de posts fazer para gerar relacionamento e agregar valor para a sua marca? Abaixo tem uma lista pra você!
Ideias de posts para o seu Instagram:
Criar conteúdo não é fácil, é preciso ter muita criatividade para sair da caixinha e fazer algo que realmente chame a atenção. Mas existem alguns direcionamentos que ajudam a dar o primeiro passo. Abaixo listamos alguns:
- Notícia;
- Assunto que está bombando no momento;
- Meme;
- Collab;
- Frases motivacionais;
- Curiosidades;
- Checklist;
- Posts interativos (quiz, testes);
- Depoimento.
Mas não é só de posts que se faz um bom perfil para vender no Instagram! Existem outras táticas que você precisa ficar de olho pra deixar sua rede social redondinha! Veja só:
Autenticidade & Posicionamento
Bons conteúdos são aqueles que você vê autenticidade e posicionamento neles.
Saiba que você não precisa ter medo de se impor, de mostrar seus erros, sua jornada, seus acertos… tudo isso gera conexão com outras pessoas! Os usuários querem seguir empresas que têm personalidade, que são inspiradoras, que têm estilos de vida definidos. Para isso tenha a resposta para as seguintes perguntas:
– Quem é você?
– Quem é seu público-alvo?
– Quem são seus 3 principais concorrentes?
– Quais seus diferenciais?
– Qual será seu tom de voz nas redes sociais?
– Qual será o principal estilo de conteúdo?
– Quais causas você engaja e levanta a bandeira, de verdade?
Outro ponto importante é a linha editorial. Ela ajuda muito a deixar ainda mais potente toda essa questão relacionada com o posicionamento de uma marca. Aqui você precisa pensar em paleta de cores, fontes, se seu feed vai ter alguma organização específica (linhas verticais, horizontais, diagonal, xadrez ou harmônico), bem como a frequência dos seus conteúdos.
Bio e destaques
Uma (bio)grafia e destaques bem feitos também podem te garantir mais vendas pelo Instagram! Até porque é onde os usuários batem o olho primeiro antes de verem com mais calma o feed. Sendo assim, reserve um tempo e dê atenção a esses dois tópicos!
A bio tem limite de 150 caracteres. Logo, use com estratégia! A ideia é você trazer uma dor, comumente frequente entre o seu público-alvo, e mostrar como você é a melhor solução para sanar esse problema. Isso traz um ar de autoridade e confiança. É legal, no final, também trazer um CTA para direcionar as pessoas a algum link específico para mais informações.
Sobre os destaques, não abra mão de um “quem sou eu”, “depoimentos”, “contatos” e “clientes” (este último mostrando seu público usando seu produto ou serviço).
Stories
Stories também podem te fazer vender no Instagram! Você pode usá-lo, por exemplo, para mostrar seus bastidores. Todo mundo adora consumir esse tipo de conteúdo. Porque são vídeos descontraídos e muito envolventes. Sem contar que são bem fáceis de serem produzidos.
Outra ideia é conversar com os seus seguidores sobre seu produto ou serviço. Aqui você pode falar sobre conceitos, custo-benefício, fazer storytelling, falar da importância do que você vende para o dia a dia das pessoas… Afinal, o que vende no Instagram é experiência!
Sobre frequência: o ideal é você movimentar seus stories diariamente! Use também caixinhas de perguntas, reações, além de incentivar seus usuários a interagirem com você. Isso vai fazer o algoritmo entregar mais o seu conteúdo para outros usuários.
Relacionamento
Por último, mas não menos importante: rede social foi feita para socializar! Não deixe seus seguidores falando sozinhos. Você só tem a perder fazendo isso.
Comentaram no seu post? Comente de volta! Você fez um story e te responderam no direct? Responda! Todo mundo gosta de se sentir notado, de ser respondido. São esses detalhes que vão fazer os usuários ganharem confiança na sua marca e quem sabe, mais tarde, comprar de você!
Estamos falando de uma rede social que tem 500 milhões de usuários diários ativos. Não dá pra ficar de fora disso tudo. Comece, o quanto antes, a usar o Instagram para alavancar as suas vendas!
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Polisenso, além do comum. 🚀